Com duas etapas finalizadas, CONSOCIAL atinge bons resultados

Entre 19 de março e 8 de abril, 2.775 pessoas acessaram o portal e-Democracia para os debates online. Enquanto isso, comunidades se mobilizaram em 296 Conferências Livres pelo Brasil.

Finalizadas as Etapas Virtuais e Livres, a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial) registra números satisfatórios. Entre 19 de março e 8 de abril, 2.775 pessoas participaram da Conferência Virtual. Enquanto isso, diversas comunidades se mobilizaram em 296 Etapas Livres, que também terminaram no mesmo dia.

Foram bate-papos, fóruns de discussão na internet, debates presenciais, elaborações e valorações de propostas, eleições de delegados e outras atividades que, ao todo, potencializaram as discussões das Conferências Municipais e Estaduais. O resultado colaborará na construção do Plano Nacional de Transparência e Controle Social e, consequentemente, para a conquista de uma maior participação do cidadão no processo da gestão pública.

Livres

As Conferências Livres atraíram grande interesse da população na luta por gestões mais transparentes. Sabendo que nessa modalidade os participantes têm maior liberdade para discutir os Eixos Temáticos, podendo escolher quantos quiserem, muitos optaram por trabalhar propostas sobre apenas um assunto.

A Etapa conseguiu, ainda, estender suas discussões apresentando levantamentos e ideias de universitários e representantes municipais sobre assuntos específicos referentes aos Eixos Temáticos da 1ª Consocial.

Clique aqui e veja as apresentações e as propostas consolidadas da ConSocial em Ilhabela, o relatório final do Estado de São Paulo e o ranking final das 10 diretrizes da ABRACCI (Articulação Brasileira Contra a Corrupção e Impunidade).

Virtuais

Cada vez mais próxima da Etapa Nacional, a Consocial foi além de seus objetivos com a conclusão de duas fases importantes. Finalizada e com sucesso de participação, além de ampliar o debate sugerido pela Conferência, a Virtual conseguiu aproximar o público jovem do diálogo político. Durante os bate-papos, os brasileiros tiveram, ainda, a oportunidade de questionar especialistas sobre pautas políticas.

Ao final da iniciativa, foram registrados 7.343 pontos em todas as proposições publicadas no portal do e-Democracia. As mais votadas de cada Eixo Temático, somaram 238, 279, 62 e 211 pontos, respectivamente. Nos 12 fóruns criados para discussão, mais de 3,2 mil posts foram publicados, com sugestões e opiniões relacionadas à Consocial.

Com o fim dos debates online, os cidadãos podem seguir trabalhando por um Brasil melhor. A Coordenação da 1ª Consocial disponibilizou um documento para avaliação do participante.

Post a comment