Cuidando bem do nosso lixo. Resíduos da construção civil

O Instituto Ilhabela Sustentável, através do projeto “Cuidando Bem do Nosso Lixo”, do grupo de trabalho Educação para a Cidadania, com apoio do CEDS e do Banco Itaú, realizou em 16 de maio, na sede do Parque Estadual de Ilhabela, palestra sobre a gestão de resíduos sólidos da Construção Civil na cidade.

O evento, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ilhabela, contou com a presença de profissionais do setor da construção civil de Ilhabela, entre eles donos de lojas de materiais de construção, donos de caçambas e caminhões que fazem transporte desses resíduos, além de arquitetos, engenheiros, paisagistas e outros profissionais.

A engenheira Gilda Nunes mostrou legislações vigentes, detalhou as diferentes classes de resíduos, alternativas de soluções e reaproveitamento desses materiais, incentivando os profissionais presentes a se tornarem também multiplicadores dessas informações. Falou sobre os benefícios econômicos e ambientais e sobre a responsabilidade de cada um em uma obra de separar os resíduos por classes, como por exemplo blocos e tijolos, que podem ser reaproveitados na mesma obra em contra pisos e aterros, restos de tubulações plásticas e metais, que podem ser encaminhados para reciclagem, e sobre os destinos de resíduos controlados, como restos de tintas, vernizes ou gesso.

Apesar dos vários apartes manifestando as dificuldades enfrentadas, houve consenso em relação à necessidade de unir esforços para solucionar a questão dos resíduos sólidos na cidade.

Presente, entre outras autoridades, o secretário municipal de meio ambiente, Edvaldo Anízio da Silva, chamou a atenção para o fato de que o Código Ambiental de Ilhabela está em estágio avançado de construção e que, a partir dele, todos os proprietários, construtores e transportadores de resíduos deverão se enquadrar às normas, pois serão objetiva e solidariamente responsáveis  por eventuais multas que venham a ser aplicadas.

Ao final da reunião, foram distribuídos cartazes para que sejam fixados nas obras e informou-se que, ainda dentro do projeto, nova reunião será realizada para tratar dos resíduos verdes (poda).

 

Acesse também a cartilha “Cuidando Bem do Nosso Lixo”, que contém informações sobre separação de resíduos, orientações aos cidadãos sobre direitos e deveres na relação com o meio ambiente.

 

Para baixar a cartilha, clique aqui
Para visualizar online, clique aqui

Post a comment