IIS apresentará o vídeo “A Lei da Água”

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Instituto Ilhabela Sustentável, além de participar da Feira Ambiental, convida a população para assistir o documentário “A Lei da Água”.

A exibição acontecerá no dia 12 de Junho, às 18:30h, no auditório do Parque Estadual de Ilhabela, na Vila. Após a exibição do filme, haverá uma mesa de discussão sobre o tema, com a participação de representantes do IIS, e do CBH-LN – Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, do Secretário de Meio Ambiente de Ilhabela e de um Pesquisador da USP.

O filme está sendo exibido em todo o Brasil de forma colaborativa e participativa junto à sociedade e já foi visto e debatido por mais de 17 mil pessoas em 200 cidades espalhadas por todos os estados. Já são mais de 300 exibições seguidas de rodas de conversa em escolas, universidades, organizações sociais, associações de bairro, ONG’s, cineclubes, centros culturais e diversos órgãos públicos como Assembléias Legislativas estaduais, Congresso Nacional, Secretarias de Educação e Meio Ambiente de diversos municípios.

Em Ilhabela, a primeira exibição aconteceu no Colégio São João, no dia 27 de maio, e reuniu 20 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Em seguida, Gilda Nunes, do Instituto Ilhabela Sustentável, apresentou uma palestra sobre Saneamento, destacando a importância do tema para a saúde das pessoas e para o futuro da nossa cidade. O encontro terminou com um bate papo com os alunos, que demonstraram interesse e consciência em relação à preservação dos recursos hídricos e da natureza.

Sinopse – A LEI DA ÁGUA é um documentário brasileiro que explica a relação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica brasileira. Veja o trailer: http://bit.ly/aleidaaguatrailer

O filme mostra a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no Brasil, e problematiza o impacto do novo Código Florestal, aprovado pelo no Congresso em 2012, nesse ecossistema e na vida dos brasileiros.

A qualidade e a quantidade de água que temos disponível está diretamente relacionada à legislação ambiental, um conjunto de normas que define, entre outros pontos, quais áreas de uma propriedade rural devem ser mantidas com a vegetação nativa, cultivadas ou restauradas.

As opiniões diversas e os exemplos práticos reforçam o tema central do documentário: a relação delicada entre a preservação das florestas, a produção de alimentos e a saúde dos nossos recursos hídricos.

As florestas são importantes não somente para a preservação da água e do solo, mas também para a produção de alimentos que necessitam a ação de polinizadores, tais como o café, o milho e a soja – produtos fundamentais para o agronegócio brasileiro.

O filme dá voz a agricultores e especialistas, apresenta técnicas agrícolas sustentáveis bem sucedidas e casos onde a degradação ambiental exacerbada impede a continuidade de qualquer tipo de cultivo ou criação de animais.

Conta ainda com a colaboração de cientistas e parlamentares que apoiam a Ação Direta de Inconstitucionalidade do novo Código Florestal no Supremo Tribunal Federal, e assume um compromisso com a sociedade brasileira ao mostrar como a lei ambiental afeta a vida de cada cidadão.

Entre os entrevistados, Raul Silva Telles do Valle, advogado e ambientalista do Instituto Socioambiental; Antônio Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Blairo Maggi, senador e empresário; Ivan Valente, deputado; Mário Mantovani, diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica; Omar Bitar, geólogo; José Sarney Filho, advogado e político; Alceo Magnanini, engenheiro agrônomo e consultor ambiental.

Post a comment