Veja no vídeo abaixo quais são as principais propostas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular que busca afastar das eleições o financiamento de empresas, melhorar o sistema eleitoral e aperfeiçoar a democracia direta.
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE rede formada por movimentos, organizações sociais, organizações religiosas, e entidades da sociedade civil, foi o responsável pelas duas Leis de Iniciativa Popular de combate à corrupção. A da Lei nº 9.840/99 “Lei da Compra de Votos”, que permite a cassação de registros e diplomas eleitorais pela prática da compra de votos ou do uso eleitoral da máquina administrativa e da Lei Complementar nº 135/2010, popularmente conhecida como a “Lei da Ficha Limpa”.
Agora o MCCE está empenhado na Campanha da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, iniciativa popular liderada pela Coalizão, articulação da sociedade brasileira com várias entidades, entre elas a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o MCCE, a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), dentre outras.
A meta da Campanha pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas é alcançar 1,5 milhão de assinaturas, que representa 1% do eleitorado brasileiro.
Para saber mais, acesse: www.reformapoliticademocratica.org.br | www.facebook.com/ReformaPoliticaDemocratica
Participe! Assine o formulário e ajude a coletar assinaturas na sua casa, escola ou trabalho. Convide os familiares, amigos e vizinhos para aderir também.
Depois, basta imprimir quantas cópias quiser e coletar as assinaturas. Em Ilhabela, os formulários preenchidos e assinados poderão ser entregues na sede do Instituto Ilhabela Sustentável, na Rua Olímpio Leite da Silva, 77 – Perequê. Quem preferir, pode assinar o formulário impresso que estará disponível na sede do IIS e no Cozinharte Café, no mesmo endereço.