Prefeitura de Ilhabela premia alunos vencedores

A Prefeitura de Ilhabela premiou, no último sábado (25/9), os alunos vencedores do concurso “Dia Mundial Sem Carro” edição 2010 realizado em escolas públicas e particulares do município, com a organização da Secretaria de Educação. A premiação foi realizada na Escola Municipal José Antônio Verzegnassi, na Água Branca.

O “Dia Mundial Sem Carro” é um movimento que começou há cerca de 10 anos na Europa e vem se espalhando por vários países com o objetivo de fazer as pessoas refletirem sobre o impacto do automóvel na vida dos seres humanos e do mundo. Em Ilhabela as atividades do “Dia Mundial Sem Carro” têm a iniciativa do movimento Nossa Ilha Mais Bela com apoio da Prefeitura.

O concurso foi dividido em categorias e avaliou desenhos, colagens, pinturas, slogans e logos, poemas e poesias, textos dissertativos e argumentativos, cartas, entre outros gêneros. Durante as aulas os professores trabalharam atividades com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância do tema para a cidade, aproximando o assunto do dia a dia das crianças e jovens.

Os trabalhos dos alunos foram focados nos subtemas: ciclovias; hidrovias; calçadas e espaços para caminhar; transportes coletivos e educação no trânsito. Os premiados em 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria receberam certificados de participação e prêmios como reconhecimento pelo trabalho.

Para o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), o tema é muito importante para Ilhabela, já que a cidade está cercada pela natureza. “Fico satisfeito pela equipe da Secretaria de Educação ser tão empenhada. Temos nos preocupado em proporcionar ao cidadão a oportunidade de deixar um pouco o carro de lado. Vamos realizar uma licitação de transporte público que vai melhorar a qualidade, terminaremos as ciclovias no trecho da Vila até a Barra Velha, além de outras medidas”, ressaltou.

A secretária de Educação, Lídia Sarmento, elogiou o grande trabalho que resultou em um ‘calendário gigante’ que está exposto na Secretaria de Educação. “Foram muitos trabalhos de ensino infantil, fundamental, médio e educação de jovens e adultos. A conscientização tem que começar na escola. Não adianta nós querermos mudar a cabeça do cidadão formado, temos que começar por aqueles que ainda estão em fase de formação”, explicou.

O Movimento Nossa Ilha Mais Bela foi representado pela coordenadora de projetos do Instituto Ilhabela Sustentável, Gisele Lucena. Para ela, as crianças e jovens ainda são sonhadores e conseguem visualizar soluções que muitas vezes os adultos não vêem. “É lindo ver todos estes trabalhos. Quando crescemos ficamos tão passionais, mas é só olhar para as crianças e ver que é muito simples. São elas que nos fazem pensar no futuro e a educação é a única forma de igualar as ideias”, completou.

Confira os vencedores:

Educação Infantil e 1º ano

1º – Sandylla da silva Nascimento – E.M Professora Mércia do Nascimento Dias

2º – Maria Eduarda Rodrigues Barros – E.M Iracema França Lopes Corrêa

3º – Nicolas Rocha dos Santos – E.M José Antônio Verzegnassi

2º e 3º ano

1º – João Vitor Miranda Puppin – E.M Professora Mércia do Nascimento Dias

2º – Willian de Souza Franca – E.M José Antônio Verzegnassi

3º – Igor Nascimento Philippini – E.M José Antônio Verzegnassi

4º e 5º ano

1º – Emilly Rayane Silva Alves – E.M Salvador Arena

2º – Alan Felipe Gigel – E.M Dercy Andrade de Castro

3º – Raffaele Del Grosso – E.M Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira

6º, 7º e 8º ano

1º – Matheus Muniz – E.M Eva Esperança Silva

2º – Kawana de Oliveira Souza – E.M Professora Mércia do Nascimento Dias

3º – Ana Eliza Miranda de Carvalho – E.M Professora Mércia do Nascimento Dias

9º ano

1º – Thainá Oliveira da Silva – E.M Waldemar Belisário

Ensino Médio

1º – Jaqueline Ferreira Freitas – E.E Professora Maria Gemma de Souza Oliveira

2º – Bruna Aguilar – E.E Professora Maria Gemma de Souza Oliveira

3º – Wanderlan Falcao Sousa – E.E Professora Maria Gemma de Souza Oliveira

Educação de Jovens e Adultos

1º – Eliseu Francisco Oliveira – E.M Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira

2º – José Anselmo da Silva Neto – E.M Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira

3º – Geraldo de Amorin – E.M Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira

Post a comment