Durante a Semana da Mobilidade, campanha Sou Cidadão Sou Ilhabela promoveu a Carona Solidária

Em comemoração ao Dia Mundial sem Carro e à Semana da Mobilidade, a campanha “Sou Cidadão. Sou Ilhabela”, apoiada pelo Instituto Ilhabela Sustentável, promoveu ações para estimular a reflexão sobre alternativas de transporte mais sustentáveis.

Veja o vídeo aqui.

O tema escolhido para este ano foi a Carona Solidária, abordada em diversos pontos da cidade por meio de intervenções inusitadas e divertidas de atores do Espaço Cultural Pés no Chão, que permaneceram em pontos de ônibus de grande circulação, como os da Vila, Barra Velha, Perequê e Itaguassu, intermediando o contato entre as pessoas que precisavam de carona e os motoristas dos carros que passavam pela rua.

A ação aconteceu entre os dias 22 e 26 de setembro, nos períodos de pico da manhã e da tarde, gerou a abordagem e a participação de dezenas de pessoas e resultou em 66 caronas, uma média de sete por hora. 

Os “caroneiros” que participaram ganharam uma camiseta da campanha com o tema Mobilidade e um folheto com os mandamentos de quem pega carona e os motoristas, além da camiseta e do informativo, receberam um adesivo para colar no carro, sinalizando que estão dispostos a dar carona.

Em uma cidade pequena como Ilhabela, o ato de dar e pedir carona é uma prática que pode contribuir para a melhoria da mobilidade e facilitar a vida das pessoas, além de ser uma alternativa sustentável de transporte.

Post a comment