Evento Anual do IIS

A 9ª edição do Evento Anual do Instituto Ilhabela Sustentável acontecerá no dia 4 de Dezembro, às 18:30h, no auditório do Hotel Ilha Flat, com apresentação de Indicadores e do Programa Cidades Sustentáveis.

A 9ª edição do Evento Anual do Instituto Ilhabela Sustentável acontecerá no dia 4 de dezembro, às 18:30h, no auditório do Hotel Ilha Flat. O encontro é aberto ao público e convida  todos os moradores, veranistas, visitantes, autoridades, representantes de partidos políticos e demais interessados no futuro da cidade a acompanhar o trabalho da entidade e conhecer dados importantes sobre a realidade do município, como os Indicadores de Qualidade de Vida e Gestão Pública levantados anualmente pelo GOPI – Grupo de Orçamento Participativo e Indicadores, que reúne voluntários técnicos que coletam e organizam dados de secretarias municipais e outros órgãos públicos, com o objetivo de traçar um panorama dos serviços prestados à população.

Em 2015, a apresentação de indicadores terá foco em quatro áreas distintas: Saúde, Mobilidade, Saneamento e Educação e os dados de cada uma serão comentados por especialistas nos respectivos temas.

O evento acontece desde 2007, ano da fundação do Instituto, e nos quatro primeiros anos apresentou de forma consecutiva a Pesquisa IBOPE de Percepção Cidadã, com dados coletados entre a população que revelam como moradores, veranistas e turistas avaliam a qualidade dos serviços públicos. A partir de 2010 a pesquisa passou a ser realizada a cada dois anos, foi apresentada em 2012 e 2014, e voltará a ser realizada em 2016. Os dados dos anos anteriores estão disponíveis no site: www.iis.org.br.

 

Programa Cidades Sustentáveis e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O evento do IIS contará ainda com a participação da Rede Nossa São Paulo, que apresentará a consolidação do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) com a incorporação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Rede Nossa São Paulo participou no último dia 25 de setembro, em Nova Iorque, do evento paralelo à Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável: “Dos ODM aos ODS: Experiências e Desafios para o Brasil”.  Governo, sociedade civil e setor privado sentaram juntos para debater a transição dos Objetivos do Milênio (ODM) que se encerrou este ano, após 15 anos de seu lançamento, para a chegada de um novo desafio mundial apresentado na Abertura da Assembleia Geral da ONU: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

São 17 objetivos e 169 metas que pretendem erradicar a pobreza e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental. A Organização das Nações Unidas estima que em 2030, a população global vai atingir 8,5 bilhões de pessoas. Para que este futuro seja mais sustentável e inclusivo foram criados os ODS. A nova agenda de desenvolvimento sustentável procura ampliar os alcances dos ODM que ajudou mais de 700 milhões de pessoas a sair da pobreza.

Para o coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), Maurício Broinizi, é importante encarar a agenda 2030 como um desafio factível que não fique no campo da utopia. Ele ressaltou que nas eleições de 2012, o PCS conseguiu a adesão de 283 prefeitos com o compromisso de elaborar diagnóstico do município, a partir dos indicadores do programa e a criar metas para melhorar esses indicadores, a partir das prioridades das cidades. “Muitas destas prefeituras conseguiram realizar um feito importante que até dois anos não tínhamos no Brasil: foram criados 105 observatórios para que a sociedade possa monitorar os compromissos assumidos pelas prefeituras e para que os governos consigam dar continuidade ao trabalho no curto, médio e longo prazo.”

Broinizi relatou no evento que o próximo passo é a integração dos ODS ao Programa Cidades Sustentáveis. Para isso, será lançada uma nova carta compromisso para que os candidatos a prefeitos participem deste segundo momento do programa. Ele lembrou que se isso não ocorrer em 2016, mas só na próxima eleição em 2020, já terá passado um terço do tempo para implementação dos ODS. “Por mais que o Brasil tenha superado quase a totalidade dos ODM, não podemos perder muito tempo. Vamos incrementar as eleições de 2016 com objetivos e indicadores para que os prefeitos transformem ideias de futuro em políticas públicas. Muitos partidos concorrem sem base programática. 2030 está logo aí.”

O lançamento da integração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ao Programa Cidades Sustentáveis será lançado em Ilhabela durante o evento anual do Instituto Ilhabela Sustentável, quando os partidos e pré-candidatos já serão convidados a assumir o compromisso de adesão ao programa.

Participe!

Data: 04/12/2015 | Horário: 18:30h | Local: Auditório do Ilhaflat

Endereço: Avenida Princesa Isabel, 774 – Perequê

 

Post a comment