IIS adere à Rede ODS Brasil

Com o objetivo de estimular a implementação da Agenda 2030 no Litoral Norte, o Instituto Ilhabela Sustentável passa a fazer parte do GT Organizações da Sociedade Civil, que reúnes cidades de diversas partes do Brasil.

A Rede ODS Brasil é uma articulação de diversas organizações e atores sociais que têm por objetivo a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU se reuniram em Nova York e reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Ao adotarem o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos sem deixar ninguém para trás.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

 

Os 17 ODS são:Por que é importante conhecer os ODSs?

Primeiro, porque para atingirmos os 17 Objetivos precisamos repensar nossos hábitos e mudarmos algumas ações. Segundo, porque os ODSs já se tornaram assunto a ser tratado nas escolas municipais, na Gestão Pública e no cotidiano dos cidadãos em geral.

Em nível Federal, o governo criou uma comissão nacional para os ODSs, que desenvolveu um Plano Nacional. Porém, ainda percebemos uma falta de divulgação e do fomento de uma agenda positiva nos diversos órgãos.

Em nível municipal, a CNM – Confederação Nacional dos Municípios também lançou o “Guia Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nos Municípios”, visando orientar a agenda 2030 nas cidades.

Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo criou um núcleo de monitoramento dos ODSs, o Observatório do Futuro.

 

Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais:

 Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.

Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.

Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.

Os ODS foram construídos em um processo de negociação mundial, que teve início em 2013 e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições a respeito desta agenda. O País tem se posicionado de forma firme em favor de contemplar a erradicação da pobreza como prioridade entre as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Para saber mais, acesse nossa biblioteca virtual:

https://goo.gl/dJMfpP

 

Post a comment