IIS realizou primeira oficina “Bicicleta nos Planos” em Ilhabela

Objetivo é incidir na criação do Plano de Mobilidade Urbana, considerando a bicicleta como prioridade, junto com outros transportes ativos, sobre os transportes motorizados.

O Instituto Ilhabela Sustentável promoveu, no último dia 10 de abril, a primeira edição do encontro Bicicleta nos Planos em Ilhabela, iniciativa que integra uma campanha nacional pela incidência da sociedade nas políticas públicas de mobilidade, com foco na inclusão da bicicleta, enquanto meio de transporte, no planejamento urbano, por meio da sua inserção nos Planos de Mobilidade Urbana.

A reunião aconteceu no cowork Mundo Terra Village e reuniu ciclistas, ciclo ativistas, representantes do poder público e cidadãos interessados no tema, com o objetivo de debater desafios e soluções para incluir a bicicleta como modal de transporte prioritário em relação aos veículos motorizados.

Entre os presentes, estavam representantes dos grupos de ciclistas Bikers da Colina, Brutos da Ilha e Ilhabela Bikers, empresários de lojas especializadas em bicicleta, Associação de Engenheiros e Arquitetos, ONG Transporte Ativo, representante da Secretaria Municipal de Turismo (órgão responsável pelo projeto Bicicletas Compartilhadas) e da Comissão de Esportes da OAB.

O encontro começou com uma apresentação de Gilda Nunes, que trouxe dados sobre a obrigatoriedade de apresentação dos Planos Municipais de Mobilidade e mostrou a atual situação do Plano de Mobilidade de Ilhabela, que deve integrar o Plano Diretor. De acordo com ela, a proposta apresentada no ano passado não foi aprovada pelo Conselho Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Socioambiental de Ilhabela, e desde então é aguardada a contratação de uma instituição que fará a revisão deste documento e de todo o Plano Diretor.

Ela lembrou ainda que a Lei Nacional de Mobilidade Urbana incentiva a priorização do transporte coletivo, público e não motorizado, em vez do individual, particular e motorizado, e destacou que Ilhabela, que já enfrenta situações de caos no trânsito durante a alta temporada, precisa investir em modelos e soluções capazes de garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica, além do bem estar e da qualidade de vida da população.

Ao final da apresentação, Gilda listou ainda algumas das principais demandas do município em relação ao estímulo do uso da bicicleta como meio de transporte e convidou o público presente a debater os desafios, alternativas e soluções para a construção de um Plano de Mobilidade que considere as características de Ilhabela e a necessidade urgente de rever o modelo de transporte implantado no município, que privilegia o uso do carro, em detrimento de meios de locomoção ativos.

“Prova disso são os investimentos realizados em mobilidade urbana no ano passado, com R$ 22 milhões destinados à pavimentação de ruas e apenas R$ 104 mil gastos em construção ou manutenção de ciclovias e ciclo faixas”, afirmou Gilda.

Para ver a apresentação completa, clique aqui.

Em seguida, a reunião foi aberta ao debate público, com contribuições importantes de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte regular. Todos os presentes anotaram suas sugestões e apontaram, em um painel que dividiu a cidade por regiões, as áreas prioritárias para investimento em ações e intervenções que estimulem o uso da bicicleta.

Foram abordados temas como a falta de estrutura e a má conservação das ciclovias existentes, a necessidade de educar a população para o cumprimento das Leis de Trânsito, desde os motoristas, até ciclistas e pedestres, o aprimoramento e o cumprimento da legislação vigente, a falta de fiscalização, a falta de planejamento e integração entre as secretarias municipais em relação à mobilidade urbana, os altos investimentos em obras que privilegiam o uso de automóveis, a importâncias da sociedade civil influenciar a construção de políticas públicas que estimulem o uso de transportes alternativos, entre outros.

Todos estes dados serão reunidos em um documento e consolidados em demandas coletivas. Em seguida, haverá uma devolutiva ao grupo, que deverá referendar as propostas. Por fim, elas serão encaminhados ao Poder Público como recomendação, acompanhadas de um mapa com as ciclorrotas (ciclovias, ciclo faixas e ciclo trilhas) desejadas. O objetivo é colaborar com subsídios para a construção de um capítulo sobre o uso da bicicleta no Plano Municipal de Mobilidade, garantindo que este modal será considerado no planejamento e nos investimentos públicos a partir de sua implantação.

O Instituto Ilhabela Sustentável prevê a realização de mais duas oficinas, uma com alunos do Ensino Médio, que em grande parte usam a bicicleta para ir e voltar da escola, e outras com representantes de Conselhos Municipais como o de Meio Ambiente e o do Plano Diretor.

A campanha Bicicleta nos Planos é realizada pelas associações Bike Anjo e UCB – União de Ciclistas do Brasil, com apoio do Instituto Clima e Sociedade – ICS. Para saber mais, visite: http://bicicletanosplanos.org

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