Indicadores Socioeconomicos e Plataforma Ilhabela Sustentável foram destaque no Evento Anual IS 2011


fotos: Ronald Kraag

            Na última sexta-feira, 18 de novembro, o auditório do Ilha Flat Hotel recebeu a edição 2011 do Evento Anual do Instituto Ilhabela Sustentável. Com o auditório completamente tomado, estiveram presentes cidadãos, autoridades, representantes de partidos políticos, jornalistas, todos interessados no presente e no futuro de Ilhabela.

            A abertura ficou por conta de uma mensagem gravada do prefeito de Ilhabela, que não esteve presente devido a compromissos externos. A seguir, um vídeo institucional apresentou uma retrospectiva dos trabalhos já realizados pelo IIS em seus quatro anos de atuação.

            O ponto alto do evento foi a apresentação dos indicadores de Ilhabela (clique para acessar), consolidados através de um amplo trabalho de pesquisa, onde foi possível perceber as mudanças em andamento no município, os impactos do aumento da população, das especulações sobre os grandes empreendimentos na região, questões como saneamento, segurança, turismo e educação, entre outros temas não menos importantes e que mostram como está o município, além de auxiliar na avaliação do Plano de Metas apresentado pelo Poder Executivo de Ilhabela no início da atual gestão.

            Para incentivar o planejamento na gestão municipal e com vistas ao próximo pleito eleitoral, o Instituto Ilhabela Sustentável apresentou a Plataforma Ilhabela Sustentável (clique para acessar), documento inspirado no Programa Cidades Sustentáveis, da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e que tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

O documento pretende comprometer os partidos políticos atuantes em Ilhabela a aderirem às suas propostas e a utilizá-las como instrumento de gestão. Para manifestar sua adesão, representantes de diversos partidos políticos compareceram ao encontro e tiveram a oportunidade de dar seu depoimento sobre a importância da iniciativa. Confira aqui os partidos que se comprometeram a aderir a Plataforma Ilhabela Sustentável.

            O encontro teve ainda a participação do representante da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo, George Winnik, que falou sobre a importância da não passividade da sociedade civil com relação às administrações públicas e mais amplamente, com relação às necessidades que o mundo tem de mudar seus paradigmas, enaltecendo a importância da participação de todos e cada um nos processos que definem o que somos e para onde vamos.

O Instituto Ilhabela Sustentável incentiva a participação da sociedade civil nos processos de gestão e busca colaborar com o Poder Público ao oferecer subsídios para o desenvolvimento de ações e ao incentivar o desenvolvimento de um planejamento estratégico que permita estabelecer ações, que possam prever resultados a médio e longo prazo, visando tornar Ilhabela um exemplo de sustentabilidade e um modelo a ser seguido.

Post a comment