Instituto Ilhabela Sustentável fará workshops de Orçamento Público Participativo

Com o objetivo de preparar a sociedade civil para entender, participar e monitorar o orçamento público de forma contributiva, o Instituto Ilhabela Sustentável promoverá 10 workshops com o tema “Entendendo o Orçamento Público Municipal”. As oficinas são gratuitas e abertas ao público, e serão realizadas pelo GOPI – Grupo de Trabalho de Orçamento Participativo e Indicadores.

A iniciativa integra o Programa de Educação para a Cidadania “Minha Ilha, Nossa Ilha: Aqui é o Meu Lugar”, que tem patrocínio do Itaú Unibanco e desde 2011 promove ações e projetos para sensibilizar e estimular a população de Ilhabela, moradora e flutuante, sobre ações e práticas de sustentabilidade e de cidadania.

Os workshops serão realizados em dois módulos distintos: o primeiro é voltado aos representantes da sociedade civil de forma geral, como membros de Associações de Bairros, estudantes e demais cidadãos interessados no tema, enquanto o segundo atingirá o público que busca informações mais detalhadas e aprofundadas, como membros de Conselhos Municipais de Políticas Públicas, funcionários públicos, vereadores, membros de instituições que fazem o controle social, entre outros.

Para o Módulo 1 serão sete workshops realizados em diferentes bairros de Ilhabela, levando aos participantes informações e subsídios básicos ao processo de acompanhamento do Orçamento Público Municipal, como Arrecadação Anual (receitas com impostos, taxas e repasses); Despesa Anual; como é decidida a distribuição dos recursos entre as funções: Educação, Saúde, Segurança, Saneamento, etc.; como e quando participar (como levar as demandas de seu bairro/região). 

No Módulo 2 serão três workshops, um deles em nível regional, aberto aos quatro municípios do Litoral Norte. Entre os temas de abordados estão: Controle Social; Ciclo Orçamentário; Classificação das  Receitas e Despesas; Ferramentas utilizadas para acompanhar a execução do orçamento público municipal; Fases da realização da despesa.

Confira a programação, faça sua inscrição e PARTICIPE!

Módulo 1:

29/abril/2015 – Horário 19:00 às 22:00 – Local: Hotel Itapemar 

05/Maio/2015 – Horário 19:00 às 22:00 – Local: Pousada do Portinho – Cancelado

19/Maio/2015 – Horário 19:00 às 22:00 – Local: Sede do Instituto Ilhabela Sustentável

30/junho/2015 – Horário 19:00 às 22:00 – Local: Instituto Veritas, (Alto da Barra Velha)

Os novos horários e locais serão definidos e divulgados em breve.

Módulo 2:

10/Agosto/2015 – Horário 9:00 às 19:00 – Local: Colégio São João

27/Maio/2015 – Horário 9:00 às 19:00 – Local: Auditório Módulo, Caraguatatuba 

29/Setembro/2015 – Horário 9:00 às 19:00 – Local: Sede Administrativa do Parque Estadual de Ilhabela

As inscrições devem ser realizadas pelo telefone 3896-3015 ou por email secretaria@iis.org.br.

Para fazer sua inscrição on-line clique aqui.

 

Post a comment