Instituto Ilhabela Sustentável lança pesquisa #PlanMobJá

 Iniciativa integra o projeto MobCidades e fará parte de um Diagnóstico de Mobilidade Urbana realizado nos quatro municípios do Litoral Norte

Dando continuidade às ações do Projeto MobCidades no Litoral Norte, o Instituto Ilhabela Sustentável realizará nos próximos meses uma pesquisa de percepção sobre Mobilidade Urbana, entrevistando moradores e visitantes dos municípios de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.

Para executar o trabalho de campo, o IIS firmou um Termo de Convênio de Cooperação Pedagógica, Técnico-Científica com a FATEC – Faculdade de Tecnologia de São Sebastião e contará com o apoio de alunos da universidade para abordar a população e fazer as entrevistas.

O objetivo é coletar dados que vão subsidiar a composição de um Diagnóstico de Mobilidade Urbana dos quatro municípios, apontando a avaliação da população sobre as estruturas e serviços disponíveis, sua opinião sobre leis e regras vigentes ou que podem ser implantadas, seu comportamento e o dos moradores de sua cidade no trânsito, além de informações sobre origem e destino, modais de transporte utilizados, horários de deslocamento e discriminação de gênero.

Os resultados da pesquisa serão consolidados pelo Instituto Ilhabela Sustentável e este diagnóstico integrará um plano de incidência regional, que pretende fortalecer e fomentar a participação popular na gestão da mobilidade urbana, com foco na garantia do direito à cidade e ao transporte. Uma das metas é incidir na elaboração dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana das quatro cidades, oferecendo aos gestores públicos um diagnóstico participativo, com a indicação de ações prioritárias baseadas em demandas coletivas.

O projeto MobCidades é uma iniciativa coordenada pelo INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos, com apoio da União Europeia, em parceria com 10 organizações integrantes da Rede Cidades por Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis.

Para saber mais, acesse: www.facebook.com/MobCidades

 

 

Post a comment