Instituto Ilhabela Sustentável promoveu workshop para alunos da FATEC São Sebastião

Com o tema “Metodologias de Pesquisa, Coleta e Publicação de dados” a apresentação integrou a Semana Acadêmica da universidade.

Atendendo ao convite do Prof. Dr. Daniel Roberto Jung, Diretor da Faculdade de Tecnologia de São Sebastião e da Profª. Dra. Tatiana Martins Almeri, coordenadora de estágios, Carlos Nunes, diretor do Instituto Ilhabela Sustentável, apresentou no último dia 2 de maio um workshop voltado aos alunos que participaram da Semana Acadêmica da Fatec/Etec.

Carlos é especialista em Indicadores, Orçamento Público e Pesquisas, e coordenador do programa Observatório Cidadão de Ilhabela, ferramenta de controle social e acompanhamento da gestão pública que reúne uma robusta base de dados, consolidada ao longo de mais de dez anos de trabalho. Ele iniciou sua apresentação discorrendo sobre a importância do uso das pesquisas nos TCCs – Trabalhos de Conclusão de Curso dentro do espaço acadêmico, bem como sua utilização em quaisquer campos de trabalho futuros.

Falou também  sobre formas de garimpagem de dados, pesquisas de campo como meio de busca de dados diretamente da realidade, organização de informações em banco de dados,  interpretação e visualização em infográficos e utilização dos dados para comprovar e explicar fatos, demonstrando de forma prática aplicações da ferramenta Observatório Cidadão de Ilhabela.

Convênio – a Fatec e o Instituto Ilhabela Sustentável estabeleceram um Termo de Convênio de Cooperação Pedagógica, Técnico-Científica. Uma das propostas a ser avaliada é a construção conjunta de um  Observatório Litoral Norte Sustentável, com indicadores que permitam acompanhar e monitorar a qualidade de vida no território do Litoral Norte Paulista.

MobCidades – os alunos também participarão da realização de uma pesquisa de percepção sobre Mobilidade Urbana, entrevistando moradores e visitantes dos municípios de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.

O objetivo é coletar dados que vão subsidiar a composição de um Diagnóstico de Mobilidade Urbana dos quatro municípios, apontando a avaliação da população sobre as estruturas e serviços disponíveis, sua opinião sobre leis e regras vigentes ou que podem ser implantadas, seu comportamento e o dos moradores de sua cidade no trânsito, além de informações sobre origem e destino, modais de transporte utilizados, horários de deslocamento e discriminação de gênero.

Post a comment