A relação das comunidades tradicionais com o meio ambiente é tema do seminário aberto à população realizado pelo Ministério Público nesta segunda-feira (26/10), em Caraguatatuba.
Evento reúne acadêmicos e operadores do direito nesta segunda-feira, em Caraguatatuba
O evento, gratuito e aberto ao público, é promovido pelo CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional) do Ministério Público de São Paulo, pelo Ministério Público da União e pelas Defensorias Públicas do Estado e da União.
As atividades ocorrerão na sede da Fundação Florestal, das 9h às 17h.
Na parte da manhã, o evento contará com exposições do sociólogo da USP Antonio Carlos Sant’Ana Diegues, que falará dos desafios da tutela territorial em unidades de conservação; da jornalista Tania Pacheco, que tratará do conflito entre populações tradicionais e o modelo de desenvolvimento; e da antropóloga Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, a quem caberá falar especificamente da relação entre populações tradicionais e unidades de conservação.
À tarde, o coordenador geral do Fórum das Comunidades Tradicionais e representante Regional da Fundação Florestal no litoral norte, Vagner Nascimento, tratará da sobreposição de unidades de conservação e territórios tradicionais, apontando os desafios e caminhos para a região.
Após as exposições, haverá debates com a participação de membros do Ministério Público de São Paulo, do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública.
Veja aqui a programação completa.
SERVIÇO
Evento: “Comunidades Tradicionais e Meio Ambiente: Conflitos, Desafios e Possibilidades”.
Local: Sede da Fundação Florestal: Rua Horto Florestal, nº 1200, ponto final do Bairro Rio do Ouro.
Data: 26 de outubro (segunda-feira), das 9h às 17h.