ONU e ONGs se mobilizam para reduzir acidentes de trânsito

O último dia 11 de maio marcou o lançamento da campanha mundial da Década de Ações para Segurança no Trânsito, anunciada pelas Nações Unidas em março do ano passado.


Em linha com as decisões e ações globais para 2011 a 2020, período proclamado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como a Década de Ações pela Segurança no Trânsito, o movimento Chega de Acidentes instalará, nas capitais do Brasil, totens com um contador que estima o número de vítimas de acidentes de trânsito. O Brasil ocupa o quinto lugar no mundo em relação ao número de fatalidades no trânsito, atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Por isso, essa iniciativa tem como propósito chamar a atenção da sociedade e das autoridades para o grande número de fatalidades no trânsito, e a emergência da criação e implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária no Brasil.

As instalações dos totens fazem parte das ações do Chega de Acidentes para a data oficial de início da Década pelo mundo – 11 de maio. O movimento foi criado em 2009, pela ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), AND (Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito), ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), e CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária). A Seguradora Líder DPVAT, responsável pela administração do seguro DPVAT (que indeniza vítimas de acidentes de trânsito no país), além de apoiadora do movimento, viabilizou a criação dos totens.

Hoje foi inaugurado o totem de Goiânia, durante a comemoração dos 25 anos do SINCOR-GO (Sindicato dos Corretores de Seguros e das Empresas Corretoras de Seguros, de Capitalização, de Previdência Privada e de Resseguros do Estado de Goiás), entidade apoiadora do Chega de Acidentes. O evento contará com a presença de Marconi Ferreira Perillo Júnior, governador de Goiás, que pontuará políticas públicas com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito, junto com o deputado federal Armando Virgílio dos Santos Júnior, responsável pela Secretaria de Cidades do Estado de Goiás, entre outras autoridades. Na ocasião, também estará presente o presidente do SINCOR-GO, Joaquim Medanha, Ricardo Xavier, presidente da Seguradora Líder DPVAT, e André Horta, analista de segurança viária do CESVI BRASIL, além de outros representantes de órgãos e empresas do mercado de seguros.

O totem de Manaus será instalado no dia 16 de maio, às 9h. O local escolhido foi a esquina da Avenida Tapajós com a Avenida Senador Raimundo Parente. Na ocasião, será realizada uma solenidade com a presença de autoridades do estado do Amazonas, de Mônica Melo, presidente da AND. O totem de Curitiba será inaugurado em maio e, em junho, será a vez de Recife. O projeto ainda prevê a instalação de totens nas capitais: Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília.

Nos totens, os contadores estimam o número de vítimas fatais e internações utilizando, o período inicial de lançamento do Chega de Acidentes (18/09/09), dados de mortalidade e morbidade (feridos internados) decorrentes de acidentes de transporte terrestre, do Ministério da Saúde, para o ano de 2007.

Sobre a Década

A ONU estabeleceu, durante sua Assembléia Geral, em 2 de março de 2010, a Década de Ações para a Segurança no Trânsito de 2011 a 2020 com a meta de estabilizar e reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo. Na recente resolução adotada, os 192 países membros da ONU solicitam à OMS (Organização Mundial da Saúde), em cooperação com outros parceiros, a elaboração de um plano diretor para guiar as ações nessa área durante os próximos dez anos. E ainda, que cada um desses países estabeleça suas metas nacionais para a redução de acidentes até o final do período correspondente à Década.

De acordo com o Relatório Global da OMS sobre a situação da segurança viária, primeira análise detalhada sobre 178 países que foi publicado em 2009, ferimentos causados por acidentes de trânsito permanecem um problema de saúde pública, principalmente nos países de média e baixa renda.

Segundo a OMS, o número de mortes em consequência de acidentes no trânsito chega a 1,3 milhões ao ano. E se não houver medidas dos governos, a perspectiva é que em 2020 esse número possa aumentar para 2 milhões. De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, o Brasil registra por ano cerca de 38 mil vítimas fatais em decorrência da violência no trânsito.

Pelo mundo, diversos eventos acontecerão durante a Década em monumentos e locais importantes. Por exemplo, em Nova York, o símbolo da campanha global será ostentado na famosa avenida da cidade – a Times Square.

Mais sobre a Década no mundo: http://www.decadeofaction.org/

Movimento Chega de Acidentes

O Chega de Acidentes é um movimento que tem por missão reunir e mobilizar diversos segmentos da sociedade em prol da elaboração e implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária, com metas (ambiciosas e factíveis) e prazos de redução de vítimas de acidentes, para obter um trânsito mais seguro no País. O movimento foi criado em 18 de setembro de 2009, e seu comitê organizador é formado pelas entidades: ABRAMET (AssociaçãoBrasileira de Medicina de Tráfego), AND (Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito), ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), e CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

No site do movimento um contador virtual estima a evolução da quantidade de vítimas fatais e não fatais no Brasil, e o impacto econômico dos acidentes e suas vítimas. Um abaixo-assinado pela redução da violência no trânsito está disponível no site do Chega de Acidentes, além de mais informações sobre a campanha: www.chegadeacidentes.com.br

O CESVI BRASIL

Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa com os mesmos objetivos.

Para conhecer as atividades do CESVI, acesse www.cesvibrasil.com.br, e também acompanhe as novidades pelo Twitter em: www.twitter.com/cesvibrasil

Leia mais:


“Brasil lança pacto pela redução de acidentes no trânsito” – Presidência da República
ONU e ONGs lançam nesta quarta-feira a Década de Ação para a Segurança de Trânsito (2011-2020)

Post a comment