Projeto Ilhabela Parque busca ser exemplo de ecoturismo sustentável

Desenvolver o ecoturismo em Ilhabela, possibilitar a geração de renda em uma comunidade tradicional, ser um projeto-piloto para fomentar outros como o Projeto Ecoturismo na Mata Atlântica e o Projeto Trilhas de São Paulo, são alguns dos objetivos do Projeto Ilhabela Parque.

O projeto é uma parceria entre o Instituto Ilhabela Sustentável, Secretaria do Meio Ambiente e Prefeitura de Ilhabela, e está sendo implantado na Trilha do Gato, na Baía de Castelhanos com recursos captados pelo próprio Instituto.

A trilha foi escolhida por sua importância turística, atrativos naturais como a Cachoeira do Gato com mais de 60 metros de queda d’água, a beleza inigualável da Praia do Gato, o deslumbrante visual do Mirante da Pedra do Gato e por fazer parte de uma comunidade tradicional de Ilhabela.

Os trabalhos tiveram início em janeiro e a previsão é que sejam concluídos nos próximos 3 meses, se o clima ajudar. Intervenções na trilha, visando garantir a segurança dos turistas e melhorar os acessos à cachoeira, ao mirante e a praia do Gato, a construção de uma ponte suspensa contemplativa, são algumas das benfeitorias previstas no projeto.

A maciça adesão da comunidade local, que viu no projeto a possibilidade de geração de renda através da preservação da natureza, surpreendeu os envolvidos no projeto e é uma motivação extra para que todos percebam que o melhor caminho é o da preservação, não só da natureza, mas também destas comunidades que vivem em equilíbrio com ela, há centenas de anos.

Outra expectativa é de que, com o Projeto em andamento e com resultados se tornando visíveis, o Poder Público se sensibilize e fomente o desenvolvimento de novos atrativos previstos no Projeto Ecoturismo na Mata Atlântica, bem como insira-os no Programa Trilhas de São Paulo, que pretende desenvolver trabalhos semelhantes em trilhas de SP.

Post a comment