Vídeo do IIS premiado em Festival Ambiental

Promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, o 2º Festival Regional de Vídeos Ambientais premiou obras audiovisuais produzidas no Vale do Paraíba, Litoral norte, Serra da Mantiqueira e região.

Com o objetivo de incentivar a produção audiovisual e ser um canal de difusão de curtas que sensibilizem a sociedade sobre a importância do Meio Ambiente, a 2ª edição do Festival de Vídeos Ambientais promovido pela Prefeitura de São José dos Campos teve como tema a Água, recurso natural essencial para a vida que, diante do atual cenário de escassez hídrica, merece cada vez mais atenção e cuidado.

O festival contou com 18 obras inscritas e além da análise do júri técnico, a escolha dos vencedores também teve participação popular, com uma votação na internet, aproveitando as redes sociais. Foram registradas mais de 5.500 visualizações pelo canal do Youtube, por internautas do Brasil, Estados Unidos, França, México, Reino Unido, Costa Rica, Alemanha e Argentina”.

O Instituto Ilhabela Sustentável participou da mostra com o vídeo do projeto Observando os Rios de Ilhabela e foi premiado pelo voto popular na categoria Videomaker. O vídeo foi idealizado pelo Grupo de Trabalho de Educação para a Cidadania do IIS, com direção e edição de Kiko Cardial.

A cerimônia de premiação ocorreu na tarde da última terça-feira (22/03), no auditório da Secretaria de Meio Ambiente, no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”. Cerca de 50 pessoas acompanharam o evento e o presidente do IIS, Caio Kugelmas, representou a equipe e recebeu o troféu.

“A tecnologia está na palma da mão de crianças e jovens e o audiovisual é uma poderosa ferramenta de comunicação, a mensagem é feita com a própria linguagem deles e compartilhada por eles. Isso é muito mais eficaz do que o alcance do poder público”, apontou o diretor de planejamento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, na abertura da cerimônia.

Confira a lista completa dos premiados:

Categoria Videomaker

Produtor /Tema

1º) Luiz Fernando Madona – “Despertar”

2º) Jackson de Souza Nunes – “Descobrindo novas civilizações”

3º) William Navidae – “Da Seca”

Categoria Estudantil

Produtor /Tema

1º) João Felipe dos Santos, Kauan Miranda, Lia Ramalho, Maria Luiza Lopes – “O Ciclo da Água”

2º) Ana Clara Miranda – “Natureza Pé de Água”

3º) Ana Clara Silva e Silva, Ana Júlia Silva e Silva e Sophia de Oliveira – “Jornal Nascentes da Terra”

Voto Popular

Categoria Videomaker

Instituto Ilhabela Sustentável – “Observando os Rios de Ihabela”

Categoria Estudantil

Ana Clara Miranda – “Natureza Pé de Água”

Sobre o projeto Observando os Rios de Ilhabela – promovida pelo Instituto Ilhabela Sustentável, a iniciativa integra a Rede das Águas, programa de mobilização e monitoramento dos recursos hídricos da Fundação SOS Mata Atlântica. O principal objetivo é sensibilizar e conscientizar sobre o uso racional da água e da importância de elaborar e cumprir políticas públicas de preservação e de direitos de acesso ao saneamento básico. O monitoramento é feito pela equipe do Instituto Ilhabela Sustentável e alunos do ensino médio e fundamental, das escolas municipais, estaduais e particulares de Ilhabela, promovendo assim a educação e participação cidadã para as questões ambientais e importância dos recursos hídricos.

Post a comment