Virada Sustentável São Sebastião – Ilhabela

Foram aproximadamente 50 atividades com foco social, arte e cultura local e  meio ambiente proporcionando a cerca de 2000 pessoas um fim de semana com experiências enriquecedoras à beira-mar, numa programação 100% gratuita e totalmente organizada de forma voluntária.

A abertura da Virada Sustentável ocorreu no dia 6 no Instituto Verdescola, na Barra do Sahy, com a presença do vice-prefeito de São Sebastião Amilton Pacheco, representantes das secretarias de Meio Ambiente, Cultura, da Câmara Municipal e de Douglas Viana, gestor executivo da EDP, empresa de energia que patrocinou o evento. A agenda de atividades no Verdescola contou  com apresentação de música com os alunos sobre o tema de reciclagem de lixo, visita à APA – Baleia – Sahy e contação de histórias de Neide Palumbo.

Em Ilhabela, as atividades se concentraram no sábado, dia 7, principalmente numa tenda cedida pela Prefeitura da cidade na Praia do Perequê e no Circo Burlesco. Em São Sebastião, além do Instituto Verdescola na sexta feira, houve atividades no sábado e no domingo na Escola Estadual Josepha Anna Neves, na FATEC/ETEC, na praia de Guaecá e na Rua da Praia.

Ao longo do evento, moradores e turistas puderam participar de oficinas criativas, exibições de documentários, rodas de conversa com temáticas como mobilidade, economia colaborativa, resíduos, água e vida marinha, vida e sociedade no século 21 e cenários futuros, além de peças de teatro, shows abertos, práticas esportivas,  atividades zen e leituras de livros e poesias.

Com apoio das prefeituras de São Sebastião e Ilhabela, através das Secretarias de Cultura, Meio Ambiente e Departamento de Comunicação de cada município, graças ao patrocínio da EDP e de diversas empresas locais, foi possível envolver a comunidade em atividades práticas que apresentavam formas criativas de cuidar da natureza e debater assuntos relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Como exemplo de ações que contaram com grande participação do público, houve oficinas de agrofloresta, compostagem, reaproveitamento de aparas de tecido para criação de acessórios, encadernação manual reaproveitando papelão para criação de livros com mitos e histórias caiçaras, show infantil com banda local, contação de histórias e distribuição de livros, além de um workshop sobre plantas alimentícias não convencionais e plantio de mudas de árvores nativas em áreas urbanas.

Ponto alto da participação do público, as rodas de conversa que trouxeram especialistas nos assuntos abordados, como o professor sênior do IEE-USP José Eli da Veiga. Essas rodas  reuniram dezenas pessoas por debate. Adotando o formato aquário, permitiram à população local a expor suas ideias e contribuir com discussões pertinentes ao cenário atual, como igualdade de gênero, preservação de recursos naturais, economia colaborativa, cenários futuros, resíduos e mobilidade urbana. O ambiente descontraído e locais acessíveis incentivaram o engajamento nas atividades, favorecendo mudanças de pensamento e hábitos.

Esses são alguns exemplos da programação repleta de atividades para todas as idades da Virada Sustentável São Sebastião – Ilhabela. Após os três dias, o que ficou, além da  vontade de promover no futuro mais atividades como essas, abertas ao público e repletas de engajamento, foi a satisfação de encontrar tantas pessoas dispostas a contribuir voluntariamente com o meio ambiente e o bem-estar de toda a sociedade.

A organização do evento agradece os apoiadores que tornaram possível essa experiência, assim como os 40 voluntários que auxiliaram no decorrer dos dias e mais de 50 projetos inscritos e realizados nessa grande Virada.

https://www.facebook.com/viradasustentavelsaosebastiaoilhabela

Post a comment