Empossada gestão 2017-2019 do CBH-LN

Delcio José Sato, prefeito de Ubatuba é o novo presidente do CBH-LN. No Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) e no Conselho Estadual de Saneamento (Conesan), assumem os prefeitos José Pereira de Aguilar Junior e Marcio Tenório, respectivamente

O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) realizou na manhã de sexta-feira, 24, cerimônia de posse dos representantes da nova gestão 2017-2019, no Ubatuba Iate Clube, região sul desta cidade. Cerca de 70 pessoas compareceram ao evento. Na ocasião foram empossados representantes da sociedade civil organizada, assim como do Estado, dos quatros municípios do Litoral Norte, além da presidência do CBH-LN, vice-presidente, secretário executivo e secretário adjunto.

Formados por 36 membros titulares e seus respectivos suplentes, a composição do CBH-LN é tripartite. No dia 10 deste mês, em Caraguatatuba, instituições da sociedade civil do Litoral Norte se apresentaram para participar da nova gestão deste segmento, composta por 12 representantes e seus suplentes.

A plenária contou com a presença do prefeito de Ilhabela, Marcio Tenório, de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar Júnior, e de Ubatuba, Delcio José Sato, além do vice-prefeito de São Sebastião, Amilton Pacheco, representando o prefeito Felipe Augusto desta cidade, que não compareceu em razão de compromisso em Brasília.

Nova gestão – Delcio José Sato foi empossado presidente do CBH-LN para o biênio 2017-2019 e o arquiteto Paulo André Cunha Ribeiro mantido vice-presidente, representando a sociedade civil. O engenheiro Sylvio do Prado Bohn Júnior assume a secretaria-executiva e como adjunto foi empossado o ecólogo Fábio Luciano Pincinato.

Ainda nesta plenária foram definidos representantes do CBH-LN no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) e no Conselho Estadual de Saneamento (Conesan), os prefeitos José Pereira de Aguilar Junior e Marcio Tenório, respectivamente.

O Litoral Norte tem 34 bacias hidrográficas, sendo a falta de saneamento básico o principal problema afeto à qualidade destes recursos. O CBH-LN conta com Câmaras Técnicas de Educação Ambiental, Saneamento (CTSAN), e Planejamento e Assuntos Institucional (CTPAI), além dos Grupos de Trabalho de Agroecologia e Sistema Agroflorestais, Cobrança da Água e de Segurança da Água que se reúnem a cada mês. Cerca de quatro plenárias são realizadas ao ano para deliberações. A próxima plenária está marcada para 30 de junho em Caraguatatuba, a confirmar

Demandas de trabalho – Entre as principais demandas do CBH-LN ao longo deste ano estão elaboração da revisão (prognóstico) do Plano de Bacias Hidrográficas, a implementação da Cobrança pelo Uso da Água, proposta a ser remetida ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos, além do segundo ano do projeto Vertente Litorânea Paulista, que abrange CBH-LN, CBH-BS (Baixada Santista) e CBH-RB (Ribeira de Iguape).

Texto: Nívia Alencar (NS Comunicação)

Fotos: Frank Constancio (NS Comunicação)

 

Post a comment