Mobilidade e Direito à Cidade

Instituto Ilhabela Sustentável participa de projeto para fortalecimento de políticas de mobilidade urbana que contempla 10 cidades.

Fonte: INESC

As organizações escolhidas fazem parte da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e estiveram em Brasília para participar de oficina de formação.
10 cidades participam de projeto de fortalecimento de políticas de mobilidade urbana
Movimentos de 10 cidades da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis participaram na última semana, em Brasília, de oficina de formação do projeto Orçamento e Direito à Cidade – fortalecimento de organizações da sociedade civil para monitoramento e incidência na política de mobilidade urbana. Foram três dias de atividades com elaboração de planos de ação e de comunicação para as ações dos movimentos no projeto, que tem coordenação do Inesc e apoio da União Europeia.

O projeto tem como objetivo monitorar o orçamento dos municípios participantes referentes à mobilidade urbana para incidir e elaborar políticas públicas de mobilidade urbana nas respectivas cidades, além de promover maior transparência e participação social nessas decisões.

Temas como segregação socioespacial, acessibilidade, mobilidade adequada para idosos, mulheres e crianças, e o uso do espaço público pelas pessoas foram debatidos com representantes dos demais movimentos participantes: Casa Fluminense (RJ), Nossa São Paulo, Instituto Soma Brasil (João Pessoa-PB), Nossa Ilhabela (SP), Observatório de Recife (PE), Observatório Cidadão de Piracicaba (SP), Nossa São Luís (MA), Nossa BH (MG), Instituto Nossa Ilheus (BA) e Coletivo Nossa Brasília (DF).

Para a assessora política do Inesc, Cleomar Manhas, o projeto contribuirá para a regulamentação do transporte como direito social e também para que se tenha um plano de mobilidade nas 10 cidades, “além orçamentos temáticos monitorados pela sociedade civil e que avancemos numa política de mobilidade mais sustentável, além de cidades mais humanizadas”.

Leia também:

Pacote de obras de mobilidade do DF ignora reais necessidades de ciclistas e pedestres

Vamos falar sobre Direito à Cidade?

Post a comment