MP ajuíza ações por abuso em eleições

Ações por abuso em eleições de Ilhabela e São Sebastião são propostas pelo MPSP. Políticos e jornalistas estão entre investigados.

Fonte: Núcleo de Comunicação Social | Ministério Público do Estado de São Paulo

Na última quinta-feira (15/12), o Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria de Justiça Eleitoral de Ilhabela e São Sebastião, ajuizou quatro ações de investigação judicial eleitoral por abuso do poder político, econômico e uso indevido dos meios de comunicação em campanhas eleitorais de ambos os municípios.

No âmbito de Ilhabela, uma das ações é contra o prefeito do município, a candidata ao cargo de prefeita do município pela coligação “Juntos no Rumo Certo”, o candidato a vice-prefeito pela mesma coligação, um vereador reeleito pela mesma coligação; além de três jornalistas e um pastor.

Outra ação abarca o prefeito e a vice-prefeita eleitos pela coligação “Ilhabela de Todos Nós” e mais seis pessoas, entre elas um jornalista.

Ainda no tocante a Ilhabela, uma terceira ação foi ajuizada em face dos candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação “Avança Ilhabela” e mais duas pessoas.

Já a quarta ação proposta pelo MPE é contra o candidato eleito a prefeito de São Sebastião, assim como contra oito pessoas, sendo dois jornalistas.

Todas as ações foram ajuizadas a partir do compartilhamento de provas obtidas após quebra de sigilo de dados telefônicos e cumprimento de mandados de busca e apreensão. As diligências revelaram, entre outros fatos, relação ilícita entre as campanhas dos candidatos e jornais de grande circulação na região, financiados com recursos de campanha não informados à Justiça Eleitoral.

As ações de investigação judicial eleitoral, que tramitam sob segredo de Justiça, objetivam a cassação do diploma dos candidatos eleitos e a declaração de inelegibilidade de todos os representados pelo prazo de 8 anos.

Post a comment