Projeto Agroecologia

Em parceria com o IIS, UNESP promoveu em Ilhabela o projeto  “Agroecologia: novos caminhos para Comunidades Tradicionais Caiçaras”

Durante os meses de agosto a outubro de 2016, o Instituto Ilhabela Sustentável desenvolveu o projeto “Agroecologia: novos caminhos para Comunidades Tradicionais Caiçaras”, realizado em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu/ SP através de duas estagiárias voluntárias, estudantes de Agronomia e Engenharia Florestal.

A Agroecologia é uma ciência transdisciplinar formada pelos saberes científicos e populares, que englobam conhecimento das esferas ambiental, econômica, social e por sua vez, também a política e cultural, fornecendo bases para o desenvolvimento sustentável, desde a produção de alimentos de base ecológica à organização de estruturas sociais envolvidas nesse processo.

As atividades do projeto estiveram focadas em dois locais que abrigam comunidades tradicionais caiçaras de Ilhabela, a Baía de Castelhanos e o Bonete. O principal foco do projeto foi a realização de um ciclo de oficinas com o objetivo de trabalhar os conceitos e práticas agroecológicas nas comunidades, as quais tiveram a proposta metodológica “rodas de conversas e trocas de saberes”.

Em Castelhanos a primeira oficina levou o tema: “Soberania Alimentar e Produção de Alimentos” e foi realizada no Canto da Lagoa e no Canto do Ribeirão. Na segunda trabalhou-se os assuntos “Manejo Ecológico da Água e Plantas Alimentícias Não Convencionais”, onde o público alvo foram os adultos da comunidade, sem esquecer da criançada que também marcou presença.

imagem5 imagem6 imagem7

Teoria na cabeça, partiu-se para parte prática, onde foram realizadas atividades com compostagem, plantio de roça biodiversa comunitária e plantio de árvores em mutirão na Praia Mansa.

imagem4 imagem3

Foram entregues às escolas do Canto da Lagoa e da Praia Mansa cerca de 60 mudas de palmeira juçara, para que a importância desta espécie nativa, também conhecida como “o açaí da Mata Atlântica”, fosse trabalhada pelas professoras com as crianças e adultos, através da conscientização quanto ao manejo de seus frutos em contrapartida ao manejo do palmito, motivo pelo qual a palmeira entrou na lista de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.

Já na comunidade do Bonete, a primeira roda de conversa foi proposta aos professores e alunos do ensino médio, abordando o tema: “Permacultura, um instrumento de transformação social”, onde foram expostos os princípios da cultura da permanência para um desenvolvimento pessoal e coletivo, de forma integrada e consciente e apresentadas experiências concretas e positivas que pudessem inspirar os educadores e futuros formandos da comunidade. A segunda oficina foi voltada para crianças do ensino fundamental, com o tema “Plantando Vida”, onde se trabalhou a importância das árvores e da biodiversidade em nossas vidas, preparando-os para o plantio de 300 árvores nativas que farão na comunidade ao longo do ano letivo.

imagem1 imagem2

Além de realizar estas ações, as estagiárias puderam vivenciar as atividades do dia a dia do Instituto Ilhabela Sustentável e visitar outras iniciativas da cidade, que atuam em áreas relacionadas aos pilares da Agroecologia, agregando muita experiência e conhecimento para suas caminhadas profissionais.

Agradecemos o envolvimento e confiança de todas as pessoas das comunidades citadas para o bom desenvolvimento deste projeto e ao apoio e colaborações de: Associação Amor Castelhanos, Quiosque do Alemão, Instituto Bonete, Associação Bonete Sempre, Pousada Canto Bravo, Projeto Água Vida, Bela Azul Escola de Mergulho, Ilhabela Jeep Tour, Jipe Aventura Turismo, Viveiro Viva Floresta, Parque Estadual de Ilhabela, à CATI de São Sebastião e Caraguatatuba e às professoras das escolas municipais e estaduais das comunidades.

 

Post a comment