Turismo de Base Comunitária em Castelhanos

Roteiros de turismo social e cultura caiçara oferecem experiência única em Ilhabela

 A partir de 2018, Ilhabela ganha novos roteiros de turismo social, com o lançamento do projeto Turismo de Base Comunitária nos Castelhanos. Pela primeira vez, o destino passa a oferecer experiências essencialmente comunitárias, conduzidas pela própria comunidade local. O cenário para  estas  atividades  é  a  Baía  dos  Castelhanos,  uma  das  mais  belas  e  bem preservadas da ilha, onde vivem seis comunidades tradicionais caiçaras seculares que há anos mantêm sua cultura baseada na pesca, no artesanato e na gastronomia típica.

O projeto Turismo de Base Comunitária nos Castelhanos pretende receber turistas e visitantes  nacionais  e  internacionais,  apresentando  não  só  as  belezas surpreendentes do lado oceânico da Ilha de São Sebastião, a principal ilha do arquipélago de Ilhabela, mas também envolvê-los nos encantos e na receptividade da cultura caiçara. Para isso, as experiências estão divididas em trilhas, passeios de barco e oficinas, todas contemplando a valorização da cultura local e a preservação do meio onde vivem.

Além de  aprender artesanato  de  cestos  e como tecer uma rede de pesca, os visitantes poderão conhecer a história das populações locais, ter uma longa e deliciosa prosa com os  anciãos  da  comunidade ou acompanhar uma pesca no    cerco,    uma    técnica japonesa que foi incorporada na Baía dos Castelhanos da década de 1920 e que se espalhou por todo o litoral. Para quem busca mais adrenalina e integração com a natureza, há cinco tipos de trilhas em diferentes níveis de dificuldades, em meio à Mata Atlântica e com direito a banhos de cachoeira; ou ainda passeios de barco e canoa para apreciar o litoral recortado da região.

Turistas e visitantes podem ainda estender seus dias na Baía dos Castelhanos, aproveitando a paz e a desconexão local. A comunidade oferece diferentes chalés e camping e ainda restaurantes. Vale saborear a culinária típica caiçara, com muitos frutos  do  mar  frescos  e  produtos  locais.  Angélica,  Elisângela  e  Vivian,  três  das grandes cozinheiras da comunidade, estão prontas para receber a todos com pratos deliciosos.

O  projeto  Turismo  de  Base  Comunitária  nos  Castelhanos  é  uma  iniciativa  das próprias comunidades da Baía dos Castelhanos e conta com a realização da Maembipe Ecoturismo Consultoria e Pouso Sambaquis Pousada e Turismo de Aventura. Ilhabela Convention & Visitors Bureau e a Associação Castelhanos Vive são os patrocinadores da iniciativa, que também tem o apoio da SOS Mata Atlântica, ONG  Garupa,  Viajar  Verde,  OCA  Consultoria  Ambiental,  Associação  Amor Castelhanos, Turismo Comunitário Blog, Mirô Ilustração Criativa, Ana Silva, Paula Arantes e Mariana Pirró.

O projeto, é uma das ações previstas no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Ilhabela (PMMA), aprovado em 2015 pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, que previa trabalhar o turismo de base comunitária nas comunidades locais. A proposta teve início durante a realização do I Workshop de Marketing e Turismo Sustentável de Ilhabela, em abril de 2016. O projeto Turismo de Base Comunitária nos Castelhanos tem o objetivo de desenvolver um   turismo   mais   responsável   e   sustentável   na   região,  que   inclua   e   torne protagonista a comunidade local. Está previsto no Plano de Manejo do Parque Estadual de Ilhabela e de acordo com as políticas públicas municipais, como o Plano Diretor e o Plano Gestor de Turismo.

 

EXPERIÊNCIAS 

TRILHAS

Trilha da Queda – Uma trilha em meio à Mata Atlântica nos leva a uma cachoeira de 46 metros, conhecida pelos caiçaras locais como cachoeira da Queda. Nossa trilha começa na vila caiçara do Canto do Ribeirão, onde poderemos observar as casas de pau-a-pique, que usam apenas recursos locais e ecológicos.

Praia do Gato – uma pequena praia, pouco frequentada, localizada ao norte da Praia de Castelhanos e formada por grandes pedras, areia grossa e muitas conchas. Do mirante do Gato podemos ter uma bela vista das ilhotas ao redor e por vezes avistar as canoas de pesca indo e vindo dos cercos da Baía dos Castelhanos.

Trilha Mansa e Vermelha – A trilha para as praias Mansa e Vermelha parte do Canto da Lagoa, na Praia de Castelhanos, com acesso por trilha e mar. A caminhada se dá ora dentro, ora fora da mata, com vistas da baía de tirar o fôlego. É possível retornar por terra ou mar.

Trilha da Figueira – A praia da Figueira está inserida na área do Parque Estadual de Ilhabela e abriga uma comunidade tradicional caiçara. Possui sítios arqueológicos e uma paisagem única. Suas águas são indicadas para o mergulho livre.

 Roteiro Histórico – A Baía dos Castelhanos foi cenário de várias passagens históricas importantes para o arquipélago, das quais a comunidade caiçara foi se adaptando a cada transformação e fixando suas raízes. Nosso roteiro histórico passa por locais que fazem parte da memória caiçara, onde ainda se fazem presentes ruínas de sítios arqueológicos que nos permitem visitar e conhecer à história vivida no local.

 

OFICINAS

Oficina de Rede de Pesca – As oficinas de rede são ministradas por pescadores artesanais que confeccionam e preparam as redes para o exercício das atividades de pesca tradicionais. Elas são realizadas ao ar livre, entre as canoas e árvores que compõem a paisagem da Praia de Castelhanos.

Oficina de Cestos – O artesanato caiçara é caracterizado pelo uso dos recursos naturais como o bambu, madeira e sementes locais para produção de artefatos utilizados na pesca, na decoração e objetos utilitários. Na nossa oficina vamos aprender tudo sobre a produção das cestas e balaios, onde é muito comum o uso do taquaruçu.

Roda de Conversa – D. Celeste e Seu Otávio, irão abrir as portas da sua casa para contar as histórias de antigamente. Eles irão nos levar para uma verdadeira viagem no tempo, onde descobrimos fatos marcantes sobre a história de Castelhanos e da própria Ilhabela, ocorridos ali mesmo.

 

BARCO E CANOA

Visita ao Cerco – Uma autêntica experiência de pesca caiçara junto com os pescadores de Castelhanos. O cerco, feito totalmente de forma artesanal, é considerado uma das artes de pesca mais importantes. A experiência acontece pela manhã, acompanhando a saída dos pescadores.

Passeio de Canoa a Remo na Ilhota – Cartão postal da Praia de Castelhanos, a Ilhota está localizada próxima à praia no Canto da Lagoa. A volta na Ilhota acontece em canoa tradicional caiçara esculpida a partir de um só tronco, pelos próprios pescadores locais.

Roteiros Baía e Caveira – Passeio pela Baía dos Castelhanos em uma lancha voadora ou  canoa  caiçara,  admirando  a  incrível  paisagem  do  lado  oceânico  de  Ilhabela. Nossos guias são pescadores locais com vasta experiência em conduzir os barcos e percorrer as encostas e praias da região.

 

MAIS INFORMAÇÕES E RESERVAS:

www.castelhanos.org

turismocastelhanos@gmail.com

Post a comment