Observatório Litoral Norte Sustentável

O Observatório Litoral Norte Sustentável tem o objetivo de oferecer aos cidadãos dados atualizados dos Indicadores Sociais, Econômicos, Ambientais e de Capacidade da Gestão Pública dos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Divididos em dez eixos temáticos, descritos no índice abaixo, os Indicadores consolidados até o momento estão disponíveis no site www.litoralnortesustentável.org.br e serão atualizados à medida que novos dados forem fornecidos pelas administrações municipais e demais órgãos responsáveis.

Além das tabelas com centenas de Indicadores e de gráficos que apontam as diferenças entre os quatro municípios, o site também traz mapas temáticos que detalham características importantes da região, como Gerenciamento Costeiro, Setores Sensitários, Bacias Hidrográficas e Núcleos de Ocupação Desordenada, entre outros.

A construção e manutenção de uma base de dados atualizada e contínua oferecerá à sociedade civil mais uma importante ferramenta de acompanhamento e controle social, permitindo que cada cidadão possa conhecer melhor as políticas públicas de seu município e influenciar o futuro da cidade onde vive.