Visão: Ser uma instituição apartidária reconhecida pela excelência de sua atuação e influente na construção de uma Ilhabela mais justa, digna e sustentável.

Missão: Promover a participação e a organização da sociedade civil visando o planejamento, a implementação e o monitoramento de ações para o desenvolvimento sustentável de Ilhabela.

Valores:

Ética: o IIS preza uma postura de imparcialidade, honestidade e integridade moral no relacionamento com os diferentes públicos, para construir uma relação de confiança e credibilidade.

Democracia: o IIS trabalha pela prática da cidadania, transparência e valorização das instituições, base para a consolidação de uma sociedade mais justa e sustentável.

Justiça: o IIS valoriza o respeito às leis e igualdade social.

Sustentabilidade: o IIS acredita que a sustentabilidade de uma sociedade é obtida com o equilíbrio das suas relações econômicas, sociais e ambientais.

Vida: o IIS valoriza o respeito a todas as formas de vida, às pessoas e a solidariedade, não tolerando abusos, insensibilidade ou arrogância.

Excelência: coerente com a visão do IIS, o compromisso com a excelência é essencial e deve ser pautado pela inovação, pela qualidade e consistência das ações desenvolvidas.