Mesa de Conversa já teve 4 edições

Em quatro edições realizadas em diferentes pontos de Ilhabela, incluindo as Comunidades Tradicionais de Castelhanos e Bonete, encontro reuniu mais de 200 participantes.

As quatro primeiras edições da Mesa de Conversa #veracidade de Ilhabela foram um sucesso e mostraram que a sociedade civil de Ilhabela está mesmo disposta a trabalhar pela construção de um futuro melhor para o nosso município.

A primeira edição aconteceu no dia 11 de julho, no Hotel Itapemar, a segunda em 21 de julho no Ilha Flat, a teceira no dia 26 de julho em Castelhanos e a quarta em 8 de agosto no Bonete. Antes das eleições, ainda estão previstos mais dois encontros com jovens alunos do ensino médio, que acontecerão no final de agosto, nas escolas estaduais Profª. Maria Gemma e Gabriel Ribeiro dos Santos.

veracidade_Itapemar veracidade_IlhaFlat veracidade_Castelhanos veracidade_Bonete

O evento é organizado por uma comissão formada por representantes de diversas instituições da sociedade civil e integra as atividades do projeto ‘Seja inteligente, vote consciente.’, promovido pelo Instituto Ilhabela Sustentável. Com foco nas eleições municipais deste ano, a proposta é reunir a comunidade para debater temas importantes para o futuro da nossa cidade, consolidando os resultados deste trabalho em demandas coletivas, que serão entregues a coligações, partidos políticos e candidatos a prefeito, acompanhados de convite para referendarem as propostas.

Os quatro encontros realizados até agora contaram com a participação de mais de200 pessoas, que após ouvirem uma apresentação sobre a proposta do debate e conhecerem um breve panorama do orçamento municipal, se dividiram em grupos e elaboraram suas propostas
utilizando a metodologia World Café, um processo participativo que trabalha a diversidade e complexidade de ideias, fazendo emergir a inteligência coletiva.

Na área urbana da Ilha foram abordados oito eixos temáticos: Saúde e Ação Social; Meio Ambiente; Bem-estar, esporte e cultura; Economia local e turismo; Educação; Equidade, Segurança e Justiça Social; Mobilidade e Transporte Público; Planejamento e
Desenho Urbano. Nas comunidades tradicionais os temas debatidos foram: Educação, Saúde e Lazer; Geração de Renda e Valorização da Cultura Caiçara; Acesso; Saneamento, Meio Ambiente e Ocupação.

Com a ajuda de facilitadores, as propostas de todos os grupos foram organizadas e darão origem a um documento que representará as demandas coletivas. Ao final do processo, estas informações serão somadas e consolidadas em uma agenda coletiva, oferecendo aos candidatos a oportunidade de conhecer a opinião da sociedade civil sobre os diversos setores da administração pública.

Acompanhe o trabalho e saiba mais na página: www.facebook.com/veracidade2016

Post a comment