Mobilidade foi um dos temas em debate na Virada Sustentável São Sebastião – Ilhabela
Roda de Conversa sobre Mobilidade Urbana Sustentável e Desafio Intermodal integraram a programação do evento, realizado pela primeira vez no Litoral Norte de São Paulo
Entre os dias 6 e 8 de outubro, Ilhabela e São Sebastião se uniram para realizar a primeira edição da Virada Sustentável na região, que contou com cerca de 50 atividades e promoveu o engajamento de mais de 2 mil pessoas.
Entre os destaques do evento, as diversas rodas de conversa estimularam debates produtivos sobre temas relevantes para a comunidade, como sociedade, água, resíduos, mobilidade e economia colaborativa.
Ressaltando a importância do debate sobre os problemas de mobilidade urbana e a necessidade de se pensar em modais alternativos e políticas públicas focadas em meios de transporte mais eficientes que o automóvel, a Roda de Conversa sobre Mobilidade Urbana Sustentável contou com a participação de Teo Uberrich, consultor sobre acessibilidade, Eduardo Melchert, cicloativista que participou de mobilizações para a construção da ciclovia em São Sebastião, e Murilo Casagrande, do Instituto Aromeiazero/Bike Arte, organização que promove a bicicleta como instrumento de transformação social, cultural e pessoal.
Sob a lona do Circo Burlesco, no Perequê, em Ilhabela, os convidados e o público presente foram chamados a debater sobre “Melhoria do transporte público, ciclovias e caronas: temos opções além do automóvel e dos congestionamentos?” e discutir bons exemplos, projetos e práticas para a região.
Na manhã do mesmo dia, também aconteceu o Desafio Intermodal, ação promovida pelo Instituto Ilhabela Sustentável com o objetivo de avaliar qual é o meio de transporte mais eficiente em nosso município. Utilizando diferentes formas de deslocamento, foram avaliados o tempo gasto para se chegar ao destino final, o custo gerado e a emissão de gás carbônico. “Por isso, o Desafio é mais que uma ‘corrida maluca’, pois não basta chegar em primeiro lugar”, explicou Carlos Nunes, Diretor Executivo do IIS.
A largada da prova foi na Praça de Eventos de São Sebastião, na Rua da Praia e a chegada no Circo Burlesco, em Ilhabela, com dois check points, um no ponto de ônibus próximo à Balsa, na Barra Velha e outro na Proa Guarderia, no Perequê. Percorreram o trajeto, oito modais diferentes: Bike, Bike Elétrica, HandBike, Pedestre, Pedestre+Taxi, Pedestre+Ônibus, Automóvel com prioridade e Moto.
O primeiro modal a chegar foi a Bike Elétrica, com 40 minutos, seguida pela Bike (41min.) e pela HandBike (44min.). A seguir, chegaram o Pedestre Correndo, Pedestre+Taxi, Moto e Automóvel. O último modal a completar o desafio, com 59 minutos, foi o Pedestre+Ônibus.
“O trecho escolhido tem ótima disponibilidade de ciclovia, mostrando que nesse caso, o modal ciclístico se mostra mais eficiente tanto no deslocamento como na emissão de gases de efeito estufa”, completou Carlos Nunes.
A proposta foi conectar as duas cidades vizinhas em um mesmo trajeto e mostrar que existem outras opções além do automóvel para se deslocar na região, estimulando a discussão sobre a eficiência sustentável de cada deslocamento e o desempenho do transporte público.