Projeto Minha Ilha, Nossa Ilha inicia apresentação da peça teatral “O Espelho” e Gincana Cultural para os alunos das escolas de Ilhabela

Imagem Destacada do Post

.O projeto “Minha Ilha, Nossa Ilha”, do GT Educação, formado por voluntários do Instituto Ilhabela Sustentável, que tem o objetivo de difundir conceitos e práticas de cidadania e sustentabilidade entre a população de Ilhabela, fortalecendo e motivando sentimentos de pertencimento e de protagonismo na vida da cidade, iniciou na última semana a apresentação da peça “O Espelho” e as atividades previstas da “Gincana Cultural” entre os alunos das escolas públicas de Ilhabela, em parceria com o Espaço Cultural Pés no Chão.

A peça “O Espelho” trata da migração em duas dimensões. Por um lado, num mundo de fantasia, são os náufragos que chegam desorientados numa praia dominada por uma feiticeira. Ela possui um espelho mágico e coloca a questão: quem realmente somos?

Por outro lado, num contexto atual e cotidiano, os atores da peça trocam confidências com o público acerca dos motivos que os trouxeram para Ilhabela e suas sensações ao chegar. Neste momento são abordadas questões práticas como a inserção no sistema de saúde e no mercado de trabalho, a relação com a nova paisagem, a emoção de encontrar o mar na cidade escolhida para viver e que se transformou na cidade de todos que aqui moram.

O roteiro da peça foi redigido seguindo os temas propostos pela cartilha Guia do Cidadão, produzido para o projeto “Minha Ilha, Nossa Ilha”. O elenco é formado pelos atores/professores do Espaço Cultural Pés no Chão, contratados pelo Instituto Ilhabela Sustentável, que também cantam, dançam, e tocam instrumentos de percussão. A peça traz temas delicados, como o alcoolismo, mas o final é estimulante.

Na “Gincana Cultural”, direcionada aos alunos de 7ª, 8ª e 9ª séries, os estudantes são divididos em quatro grupos e através de criação de paródia musical, criação de cenas/peça, desenvolvimento de história em quadrinhos e jogo de perguntas e respostas, são introduzidos aos doze temas que fazem parte da cartilha “Guia do Cidadão” do projeto “Minha Ilha, Nossa Ilha”.

Tanto na “Gincana Cultural”, como nas demais atividades propostas pelo projeto, os estudantes também recebem e são orientados a utilizar no seu cotidiano, os cartões da cidadania “Legal” e “Tá Mal”, um conjunto composto por cartões verdes, com uma mão sinalizando positivo e a inscrição “Legal”, e cartões vermelhos com uma mão sinalizando negativo com a inscrição “Tá Mal”, e no verso de cada cartão exemplos de boas e más ações para que os cidadãos possam apoiar e incentivar boas ações cidadãs e repudiar as ruins, lembrando que as boas e más ações vão muito além dos exemplos citados no verso de cada cartão.

O trabalho, realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Ilhabela, iniciou no 2º semestre deste ano e já foi apresentado aos professores, coordenadores e diretores das escolas públicas do município que receberam todo o material de apoio ao programa. Este material, além dos cartões tem ainda duas cartilhas educativas, uma para crianças e outra para os demais alunos, do ensino fundamental, ensino médio e EJA – Educação de jovens e adultos.

 SERVIÇO

Peça “O Espelho”
Data: 26 de outubro de 2011
apresentação em 3 horários: 9h00 / 14h30 / 20h30
Local: Espaço Cultural Pés no Chão – Rua Macapá, 72 – Barra Velha – Ilhabela
http://www.pesnochao.org.br/

Baixe o “Guia do cidadão”, “A história de um viajante que resolveu ficar” e outras cartilhas aqui.

Post a comment