No dia 12 de dezembro, o Instituto Ilhabela Sustentável participou da ExpoFatec, exposição de projetos integradores dos cursos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Sebastião.
Em parceria com a universidade, o IIS apresentou aos alunos a capacitação do Projeto Territorialização e Aceleração da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que tem o objetivo de promover o alinhamento de instrumentos de planejamento das cidades da região aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além do monitoramento de dados de qualidade, confiáveis, acessíveis e desagregados, que são essenciais para garantir e facilitar o acompanhamento do progresso e da implementação da Agenda 2030 nos municípios.
Depois de concluírem sua participação nos workshops do Projeto, os alunos apresentaram durante a exposição propostas alinhadas aos ODS: educação, meio ambiente e empregabilidade foram temas de alguns dos projetos expostos.
Durante a capacitação, foram compilados indicadores sociais dos quatro municípios do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), com foco na territorialização das metas estabelecidas na Agenda 2030.
Paralelamente, ocorreu também o evento de lançamento do site atualizado do Observatório dos ODS, patrocinado pelo Instituto Chamex e IDIS, com a publicização de um banco de dados de indicadores sociais dos municípios da região, além da apresentação do IDSC – Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Litoral Norte e o RIA – Relatório de Avaliação Integrada.
O projeto Territorialização e Aceleração da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foi contemplado pelo Edital Educação com Cidadania do Instituto Chamex, em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), que selecionou cinco organizações da sociedade civil de todo o Brasil para implementar iniciativas de fomento ao exercício da cidadania ativa, por meio da educação