26 de julho – Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre ambientes terrestres e marinhos, encontrados em regiões tropicais e subtropicais no Brasil e pelo mundo, sendo considerados os ecossistemas de maior produtividade biológica.

Os manguezais são considerados pelo Código Florestal Brasileiro como Áreas de Preservação Permanente (APP), com restrições legais para atividades de construção, plantações e exploração de recursos naturais. Eles abrigam uma rica diversidade de flora e fauna, incluindo três espécies de mangue (preto, branco e vermelho), marisma, jundu, moluscos, crustáceos, répteis, mamíferos, peixes e aves.

As áreas de manguezais desempenham importantes funções naturais e econômicas, sendo responsáveis por produzir mais de 95% dos alimentos provenientes do mar. Também são fundamentais para a manutenção da qualidade da água, crescimento e reprodução de diversas espécies de animais e atuam na estabilização da linha costeira contra ações erosivas, reduzindo o impacto de tempestades e outros efeitos das mudanças climáticas.

O Manguezal da Barra-Perequê (Rio Paquera) é um estuário que possui espécies endêmicas ameaçadas de extinção. Localizado na parte central de Ilhabela, está inserido na APA Marinha do Litoral Norte, conforme estabelece o Decreto Estadual nº 53.525/2008, art. 2º, § 2º. Devido à sua relevância, o Plano Diretor do Município de Ilhabela, Lei 421/2006 (art. 60, II, a), estabeleceu a necessidade de criação de Unidades de Conservação ou proteção ambiental, prevendo a criação do Parque do Mangue. Seu entorno vem sofrendo grandes impactos com desmatamentos, aterramentos, construções irregulares sem licenciamento ambiental, e lançamento de resíduos sólidos e de efluentes de esgotos, além da ameaça potencial que representa o anunciado projeto de construção de uma usina de dessalinização nas proximidades da foz do rio”.

O Instituto Ilhabela Sustentável faz parte do Coletivo SOS Mangue Ilhabela, que luta pela proteção e recuperação do local. Faça parte você também, ajude a preservar este importante ecossistema.

Post a comment