“Pensando a Ilhabela que vivemos”

Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ilhabela promove Fórum sobre Planejamento Urbano e Mobilidade.

O evento é aberto ao público e acontece no dia 14 de Março, quinta-feira, às 17 horas, na Câmara Municipal de Ilhabela, com palestras de Sueli Furlan, Geraldo Moura e Juliano Mendonça. Participe!

Ilhabela, por natureza, é um território peculiar e finito, com a sua urbanidade encaixada entre o mar e a mata atlântica do Parque Estadual, e por isso, com limites de expansão claros e bem definidos. As suas características geoespaciais e outras particularidades, como a intensificação das atividades turísticas, que valorizou o território e aumentou a especulação imobiliária na cidade, geraram uma dinâmica de crescimento acelerado que refletiu diretamente na organização sócio-territorial, causando desigualdade, injustiça e forte impacto na infra-estrutura urbana, potencializando problemas como a ocupação desordenada do solo, construção informal e mobilidade urbana pouco eficiente.

Frente à urgência de encontrar soluções a toda essa problemática, a Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Ilhabela, organiza esse Fórum, com o objetivo de promover a reflexão e o debate cidadão em torno do Planejamento Urbano e Mobilidade, e sempre considerando as peculiaridades de Ilhabela, discutir abordagens, estratégias e instrumentos que possam ser utilizados pelo poder público com a participação da sociedade civil, bem como apontar modelos e boas práticas que possam ser implementados na Política Municipal de Desenvolvimento Urbano da cidade.

O evento contará com a participação de três palestrantes de renome — Sueli Furlan, Geraldo Moura e Juliano Mendonça, que abordarão os seguintes temas:

— “Ilhabela, o futuro de uma cidade insular.” Quais foram as diretrizes, condicionantes e considerações para a elaboração do atual Plano Diretor.

—  “Ilhabela, qual cidade queremos?” Tipo e consequência do desenvolvimento; o mito da cidade sem planejamento; adensamento e verticalização, conflitos no processo de elaboração de leis urbanísticas.

—  “A bicicleta como vetor de melhoria da mobilidade e da qualidade de vida em Ilhabela” Considerações para a criação de uma Política de Mobilidade: externalidades do modelo de mobilidade centrado no automóvel, transporte público eficiente, características e benefícios da mobilidade por bicicletas, o que outras cidades nos ensinam, sugestões para a ampliação da mobilidade por bicicletas em Ilhabela.

As palestras serão seguidas por um coffee break e debate aberto, com objetivo de discutir alternativas e identificar boas práticas. O convite é dirigido aos representantes do poder público e a toda a sociedade civil: moradores e veranistas. O evento decorrerá na Câmara Municipal de Ilhabela e a entrada é gratuita.

O evento é organizado pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ilhabela, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Ilhabela, Instituto Ilhabela Sustentável, Observatório Social de Ilhabela, 11630.org Associação para a Cidadania e alguns comércios locais.

Palestrantes:

Sueli Furlan – Geógrafa, Professora Assistente Doutora de Geografia, Depto. de Geografia – FFLCH-USP ; Mestre e Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Bacharel e licenciada em Biologia e Geografia pela mesma universidade. Atualmente desenvolve pesquisas socioambientais em Conservação de Florestas tropicais coordenando o Grupo de Pesquisa Paisagem e territorialidades na Serra do Mar” que está vinculado ao Laboratório de Climatologia e BiogeografiaDepartamento de Geografia – FFLCH-(USP). É também credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da USP PROCAM e coordenadora do NUPAUB – USP. Desenvolve pesquisa de pós doutorado em Florestas Culturais na Amazônia. Coordenou a elaboração de planos de manejo de áreas protegidas na Mata Atlântica. Atualmente coordena a elaboração dos Planos de Manejo dos Parques Naturais do Rodoanel Trecho Sul através de Convenio Técnico-Científico entre a DERSA e o Departamento de Geografia- USP

Geraldo José Calmon de Moura – Arquiteto e Urbanista, Sociólogo, Mestre em Geografia pela UNICAMP com a dissertação “Da praia ao morro: Peculiaridades no processo de segregação sócio-territorial em Ilhabela-SP”. Doutorando pela FAU-USP. Diretor de Planejamento e Projetos em Guarulhos (2004-2008), Secretário Adjunto de Transportes e Vias Públicas em São Bernardo do Campo (2009-2010). Sócio Propietário da Planmur, atua na Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), sendo Especialista Técnico (National Technical Advisor) no Programa GEF Sustainable Transport and Air Quality Program com financiamento do Banco Mundial.

Juliano Mendonça – Geógrafo e Gestor Ambiental, trabalhou por mais de 7 anos na elaboração de estudos socioeconômicos no contexto do licenciamento de grandes empreendimentos. Como pesquisador, atuou no Programa de Desenvolvimento Local do GVces (FGV), com a construção participativa de indicadores de desenvolvimento, em Juruti (Pará). Hoje trabalha no Instituto Akatu, com educação para o Consumo Consciente. Recentemente concluiu a Pós Graduação em Gestão para Sustentabilidade pela FGV, onde elaborou o estudo “Mobilidade por Bicicletas no município de São Paulo: desafios, oportunidades e recomendações.

Post a comment