Ciclo-Rota da Mata Atlântica (CRMA): Dezesseis municípios, 550 km de adrenalina, emoção e aventura!

Explorando a Ciclo-Rota da Mata Atlântica: Uma aventura épica em São Paulo

Você é apaixonado por ciclismo e natureza? Então prepare-se para conhecer um dos roteiros mais espetaculares do Brasil: a Ciclo-Rota da Mata Atlântica (CRMA). Este percurso é uma verdadeira imersão na beleza da Serra do Mar, unindo a emoção de pedalar com a tranquilidade de estar cercado por paisagens deslumbrantes.

O que é a CRMA?

A CRMA é uma trilha de longo curso que está sendo desenvolvida no âmbito da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e da Rede Paulista de Trilhas. Com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, da Fundação Florestal e do Ministério do Meio Ambiente, o projeto visa conectar e fortalecer trilhas de longo curso no Brasil, promovendo o ecoturismo, a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Neste contexto, a CRMA irá conectar diversos caminhos históricos e estradas vicinais, percorrendo o planalto da Serra do Mar. O percurso principal partirá de São Bernardo do Campo e seguirá até o município de Bananal, atravessando áreas preservadas de Mata Atlântica.

O percurso e suas belezas

A maior parte do trajeto se desenvolve dentro de áreas de Mata Atlântica preservada, oferecendo uma experiência única para os ciclistas. Você terá a chance de observar a rica fauna e flora local, ouvir o canto dos pássaros e se maravilhar com a diversidade de árvores e plantas.

O objetivo principal da CRMA é incentivar o ciclo turismo, promovendo a conexão com a natureza e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Diferente de uma ciclovia comum, a CRMA percorre principalmente estradas de terra e trilhas, com raros trechos de asfalto, o que garante uma experiência mais aventureira e desafiadora.

A CRMA também contará com ramais alternativos de descida para o Litoral. Inicialmente, um ramal se conectará com a Estrada-Parque do Rio Claro, a conhecida estrada da Petrobrás, que liga o planalto, em Salesópolis, aos municípios de Caraguatatuba e São Sebastião. Em uma etapa posterior, será avaliada a viabilidade de outra descida, a Travessia do Rio Pequeno, entre os municípios de Cunha e Paraty.

Alguns trechos já são bastante conhecidos e frequentados por ciclistas, como o Caminho do Sal, que se inicia na estrada velha de Santos, em São Bernardo do Campo, passando por Paranapiacaba, Taquarussu, até Taiaçupeba, distrito de Mogi das Cruzes.

Apoio e Desenvolvimento do Projeto

O fomento para o desenvolvimento da CRMA está sendo articulado não apenas pelos órgãos estaduais citados, mas também pelos municípios por onde a rota passará e por grupos locais de ciclistas. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Semeia e será realizada pelo Instituto Ilhabela Sustentável.

Carlos Nunes, coordenador técnico do projeto e entusiasta do mountain bike, reforça a importância do envolvimento de grupos locais de ciclistas e empresas interessadas em desenvolver produtos de apoio logístico. Ele ressalta: “Fui apenas o organizador da proposta e dos mapas, que contou com a colaboração de diversos ciclistas, grupos e organizadores de eventos esportivos para colocar a proposta de pé.”

Em breve, será disponibilizado um portal online com informações detalhadas dos trechos e da cadeia produtiva ao longo do percurso. Prepare sua bike e venha pedalar por um dos lugares mais bonitos do nosso país.

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