Dia Mundial da Água – 22 de Março

Na comemoração do Dia Mundial da Água deste ano, o Instituto Ilhabela Sustentável proporcionou uma capacitação para professores sobre os parâmetros para análise da qualidade da água, dando continuidade ao Projeto Observando os Rios de Ilhabela.

 

Em parceria com a SOS Mata Atlântica e escolas de ensino fundamental e médio, o projeto monitora a qualidade das águas de 10 córregos no município. A capacitação foi realizada pela Analista de Mobilização – causa água Limpa, bióloga Aline Cruz.

O Município de Ilhabela faz parte da Bacia Hidrográfica do Litoral Norte, UGRHI 3, que abrange os quatros municípios (Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião). Ilhabela possui oito sub-bacias, sendo quatro monitoradas pelo projeto.

É possível ver no mapa que na região do Litoral Norte de São Paulo já existem áreas críticas com relação à disponibilidade de água para abastecimento público.

Grande parte dos corpos hídricos monitorados no município têm sido classificada com IQA – Índice de Qualidade das Águas, REGULAR, poucos classificados como BOM e  nenhum classificado como ÓTIMO. A piora dos índices está relacionada a motivos diversos, que vão desde a falta de coleta e tratamento público de esgotos, ocupações irregulares, lançamento de efluentes sem tratamento adequado, desmatamentos e movimentação de terra.

É essencial que haja maior conscientização sobre a necessidade de melhoria na qualidade da água, e para isto é fundamental que o Projeto Observando os Rios atinja maior número de participantes.

Córregos que serão Monitorados: Barra Velha, Água Branca, Camarão, Itaquanduba, Vila, Cocaia, Ribeirão no Bexiga, Feiticeira, Curral e Armação.

Post a comment