Documento assinado por mais de 30 entidades da sociedade civil foi entregue ao prefeito Antônio Colucci

Contando com a presença de grande parte das organizações representantes da sociedade civil, de autoridades e de cidadãos interessados no futuro de Ilhabela, foi entregue ao prefeito Antônio Colucci, no dia 26 de março, um documento com propostas para uma Ilhabela mais justa, digna e sustentável.

A mesa foi composta pelo prefeito Antônio Colucci, pelos ex-prefeitos Roberto Fazzini e Nilce Signorini, pelo presidente do conselho deliberativo do Instituto Ilhabela Sustentável Jakow Grajew, além do presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, Georges Grego e do presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Valdir Veríssimo.

A reunião começou com uma breve apresentação dos princípios e objetivos do Fórum Nossa Ilha Mais Bela, composto por mais de trinta entidades da sociedade civil, feita por Georges Grego. Em seguida, Jakow Grajew falou sobre as propostas do documento elaborado pelo Fórum e ressaltou que Ilhabela precisa definir qual caminho deseja seguir, afirmando que, com a evolução tecnológica que o mundo alcançou, qualquer rumo é possível, inclusive a projeção de uma cidade para abrigar um milhão de habitantes, o que seria um caminho completamente oposto ao da sustentabilidade.

Jakow fez também uma breve análise do IPRS 2006 (Índice Paulista de Responsabilidade Social), no qual os quatro municípios do litoral norte estão muito bem colocados no quesito “riqueza”, mas apresentam índices preocupantes quanto à “longevidade” e “escolaridade” de sua população.

Outro tema importante foi a necessidade dos quatro municípios do LN passarem a atuar em conjunto e assim conquistarem mais espaço e poder, o que segundo Colucci já está ocorrendo e, apesar de os quatro prefeitos fazerem parte de grupos políticos distintos, o clima é bom e sinaliza para uma convergência de interesses.

O presidente do conselho do Instituto Ilhabela Sustentável falou ainda sobre a importância de cuidar das nossas comunidades tradicionais, que podem ser o melhor exemplo de como se convive pacificamente com o meio ambiente. Para finalizar, destacou que o apoio e a participação da sociedade civil nas decisões e ações do poder público é fundamental para o futuro do município, afirmando que Ilhabela pode ser um exemplo para o Brasil e para o resto do mundo.

Após a entrega do documento, o prefeito Antônio Colucci destacou a importância da manutenção de um debate permanente com a sociedade, permitindo a união entre a população e poder público.

O ex-prefeito Roberto Fazzini também se pronunciou e falou da importância da criação do PEIb – Parque Estadual de Ilhabela para os dias de hoje, medida que já sinalizava para a preservação da ilha e que também enfrentou dificuldades durante sua implementação.

A também ex-prefeita Nilce Signorini comentou o quanto sua administração teria sido facilitada se naquela época houvesse um movimento como o Nossa Ilha Mais Bela.

O encontro marcou o início dos trabalhos de diálogo entre a sociedade civil organizada e o novo prefeito eleito, e a entrega do documento foi um passo importante para garantir a participação efetiva da população na gestão do município nos próximos quatro anos.

A próxima reunião do Fórum Nossa Ilha Mais Bela acontecerá no dia 16 de abril de 2009.

Para acessar o documento entregue ao prefeito, na íntegra, clique aqui.

Post a comment