Dados apresentados no último Evento Anual do Instituto Ilhabela Sustentável mostram que investimentos públicos estimulam o uso de carros e motos.
Na última edição de seu evento anual, realizado no mês passado, o Instituto Ilhabela Sustentável fez a tradicional apresentação de Indicadores de Qualidade de Vida e Gestão Pública, consolidados anualmente pelo Observatório Cidadão de Ilhabela.
Entre os eixos destacados pela apresentação, a Mobilidade Urbana trouxe dados alarmantes, como o expressivo crescimento da frota de automóveis e motocicletas, que praticamente quadruplicou nos últimos 10 anos e juntos somam mais de 14 mil veículos, em um município com pouco mais de 32 mil habitantes, de acordo com os números do IBGE. A malha viária de Ilhabela, com apenas uma avenida principal que corta o município de norte a sul, comporta 5 mil carros.
Ainda assim, os dados do orçamento municipal apontam que os investimentos públicos seguem priorizando o uso dos automóveis, com a maior parte dos recursos direcionada à pavimentação de ruas e avenidas. Em relação ao orçamento total, os gastos em melhorias e construção de calçadas e ciclovias são insignificantes, mesmo com 23% da população utilizando a bicicleta como meio de transporte.
De acordo com Carlos Nunes, diretor executivo do Instituto Ilhabela Sustentável, estes e outros Indicadores de Mobilidade ressaltam a urgente necessidade da construção de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana que contemple modais alternativos e a criação políticas públicas com foco na mobilidade.
Por meio do projeto MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direitos, iniciativa coordenada pelo INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos, em parceria com 10 organizações integrantes da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis, o Instituto Ilhabela Sustentável promoverá um processo de articulação da sociedade civil para a incidência na construção e aprovação do Plano de Mobilidade de Ilhabela e na criação de políticas públicas de Mobilidade que contemplem os anseios e necessidades da população.