Alckmin anuncia obras em cidades do Litoral Norte

Fonte: Globo.com | G1 Vale e região | 15/12/2012 20h03

Hospital Regional para cirurgias e traumas será construído.

Governador também vistoriou obras na Tamoios e ouviu protestos.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou um pacote de medidas durante uma reunião com prefeitos da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte neste sábado (15). O encontro – que reuniu também secretários de estado – aconteceu em São Sebastião (SP).

Com o tempo fechado, Geraldo Alckmin trocou o helicóptero pelo carro e atrasou uma hora e meia. O governador viu de perto as obras na Tamoios e disse que a duplicação do trecho de planalto deve ficar pronta dentro de um ano.

“Em março, iniciando as obras do contorno. É uma grande obra, ela vai duplicar de Caraguá até dentro de São Sebastião e até Massaguaçú, indo para Ubatuba. Deve ser uma obra pra 30 meses, aproximadamente”.

Alckmin falou também sobre recursos para a construção de trechos que vão prolongar a estrada até São Sebastião e Ubatuba

O governo anunciou também a construção de um hospital regional para cirurgias e traumas no litoral norte, mas a construção ainda depende de um acordo entre as quatro cidades para definir o local onde ele vai ser feito.

Durante a visita a São Sebastião, Alckmin enfrentou protestos por causa da ampliação do porto. Outros manifestantes fizeram um apelo para a fiscalização das unidades de conservação no litoral norte.

“Há pouco tempo, nós tínhamos operações integradas que permitiam que houvesse fiscalização no parque, desmanchamos barracos que estavam lá com invasão, evitamos caçadores da caça predatória, extração de palmito. De repente, tudo isso parou, não existe mais vigia, a Polícia Militar Ambiental saiu da unidade de conservação”, lamentou Roberto Bleier, conselheiro do Parque Estadual da Serra do Mar.

O governador respondeu. “Já foi feita a licitação, os vigias já estão contratados, a empresa será, inclusive, multada se não começarem em 30 dias.”

Alckmin também comentou a possível mudança na lei dos royalties – compensação financeirarecebida pelos municipios onde há produção de petróleo. O Congresso aprovou mudanças na lei que reduziriam os valores pagos para essas cidades. A presidente Dilma Roussef vetou a lei, mas os deputados podem derrubar o veto. Com isso, municípios como São Sebastião podem ser prejudicados.

“A nossa recomendação para os 70 deputados federais de São Paulo é votar contra a derrubada do veto, é votar favorável ao veto, porque São Paulo, como estado produtor de petróleo e gás, acaba perdendo e é natural que os estados e municípios produtores tenham um recurso a mais”, disse o governador.  

Para ler mais notícias do G1 Vale do Paraíba e Região, clique em g1.globo.com/vanguarda. Siga também o G1 Vale do Paraíba no Twitter e por RSS

 

Post a comment