Ilhabela tem agora uma Área de Soltura Monitorada de Aves Silvestres

Localizada no sul da Ilha, a ASM Cambaquara é um local de recebimento, adaptação e soltura de quatro espécies nativas da Ilha (Papagaio-moleiro, Tiriba, Tucano-do-bico-verde e Periquito-rico). Homologada pelo Departamento de Fauna da CBRN/SMA/SP – Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente, efetua seu trabalho de forma voluntária, contando com a parceria do biólogo/ornitólogo Patrick Inácio Pina e do veterinário Dr. Denis Prado Amorosino.

A proposta é uma gestão de fauna silvestre adaptada à realidade do local. Como Ilhabela não possui centro de triagem ou de reabilitação (CETAS/CRAS), a ASM Cambaquara recebe aves resgatadas no próprio município, encaminhadas através de veterinários, funcionários do PEIb – Parque Estadual de Ilhabela e da Polícia Ambiental. 

A ASM Cambaquara recebe aves já aptas para entrarem em recintos de adaptação e reabilitação, com prévia avaliação veterinária. São realizados alguns exames, como teste de sexagem. A readaptação pode variar de 20 dias a 2 anos, dependendo da situação e do histórico de cativeiro. Elas treinam voos, recebem alimentação de frutas e sementes colhidas na mata e aprendem a reconhecer predadores. 

Quando as aves estão prontas para a soltura, elas são anilhadas e microhipadas. As janelas dos recintos são abertas e são colocadas sementes e frutas em comedouros externos próximos. Assim, as aves podem sair e voltar quando quiserem para ganhar autonomia e integrar-se ao seu meio natural. 

Após cada soltura é feito um trabalho de monitoramento. Durante sete dias consecutivos, pela manhã e tarde, próximo aos comedouros externos. São documentados todos os registros de avistamentos e realizado um relatório anual das atividades.

O trabalho é complementado com atividades de educação ambiental com a comunidade, que tem por objetivo sensibilizar e informar sobre os impactos gerados pelo homem no ambiente e o sofrimento causado aos animais silvestres, além de alertar sobre o tráfico e a prática inadequada de criá-los como animais de estimação. Estas ações são efetuadas em parceria com o Parque Estadual de Ilhabela (PEIb) e o Instituto Ilhabela Sustentável (IIS) que fornece o gibi adaptado à realidade da Ilha, que aborda o tema da caça, do tráfico de animais silvestres e a importância da conservação no PEIb. 

 

Post a comment