Ilhabela temlonga história de iniciativas na área sócio-ambiental. Sempre conhecemos algumas dessas histórias. Ajude a divulgar essas ações, envie um e-mail para contato@iis.org.br.

Abaixo, alguns bons exemplos:

• CEBIO – Centro para conservação da biodiversidadede Ilhabela

O Centro para a Conservação da Biodiversidade – CEBIO – é uma insituição sem fins lucrativos sediada em Ilhabela e iniciou suas atividades em 2009. O CEBIO tem como missão desenvolver e apoiar atividades para a conservação da biodiversidade, de espécies e ecossistemas ameaçados, por meio da pesquisa científica, educação ambiental, envolvimento com comunidades tradicionais e práticas de turismo sustentável.

Para desenvolver ações e projetos específicos o CEBIO atua em cinco programas:

Programa Aves na Trilha

Tem como objetivos a realização de estudos sobre a avifauna e seu habitat e o fomento do turismo de observação de aves como ferramenta para sua preservação. Dentre as ações está o incentivo a formação de guias de observadores de aves como forma de inibir a caça, a captura e o comércio ilegal.

Ações realizadas ou em andamento:

– Elaboração de plano para fomento do birdwatching em Ilhabela;
– Elaboração e realização do I Curso de Iniciação ao Estudo e Identificação de Aves com foco na condução de observadores de aves – Ilhabela SP;
– Registro fotográfico e audiovisual de aves de Ilhabela;
– Alimentação do check list de aves do Arquipélago;
– Campanha de sensibilização ambiental de turistas na Trilha dos Três Tombos;
– Visitas técnicas;
– Participação em feiras e congressos da área.

Programa Tradição Viva

Programa voltado para a valorização de Comunidades Tradicionais. Por meio de pequenas ações, oficinas e capacitações, busca contribuir com o fortalecimento dessas culturas tradicionais. Foram realizadas oficinas de papel machê e silk em camisetas na comunidade do Bonete. Também foram realizadas oficinas de confecção de embalagens de CDs em uma comunidade indígena na Amazônia com intuito de resgatar as músicas tradicionais de flauta Dessana.

Programa Oceano

Desenvolver estudos sobre o ambiente marinho, ecossistemas associados e da biota marinha, é o objetivo deste programa, além de apoiar e implementar ações estratégicas para preservação e manutenção de espécies marinhas ameaçadas.

Programa Pro Parque

Pretende apoiar a gestão de parques, por meio de projetos e ações que viabilizem as atividades de uso público, pesquisa, educação ambiental e proteção. Visando assim, atender as suas necessidades e demandas, seguindo às orientações do Plano de Manejo de cada unidade, por meio de recursos provenientes de editais, doações, patrocínios e parcerias.

Inicialmente o Programa Pró Parque atende ao Parque Estadual de Ilhabela (PEIb).

Programa ABCbio

Visa promover educação ambiental junto à população local e turistas estimulando a capacidade de interpretar as problemáticas ecológicas da região e estabelecer relações com o meio ambiente. Também tem como objetivo promover atividades bioeducacionais nas escolas.

Todos os trabalhos realizados pelo CEBIO contam com a colaboração de voluntários. Participe você também! Para maiores informações acesse o site www.cebio.org.br ou entre em contato pelo email contato@cebio.org.br

 

• Observatório Social de Ilhabela

Criado por representantes da sociedade civil organizada de Ilhabela, o Observatório Social de Ilhabela tem como principal objetivo o monitoramento da utilização dos recursos públicos no município e conscientizar os cidadãos da importância de participar ativamente da gestão dos recursos públicos.

Uma equipe de voluntários trabalha no acompanhamento de compras da prefeitura. Em 2010 participou de 7 certames e pretende acompanhar cada etapa para aquisição destes bens ao longo deste ano.

No ano de 2011 já participou de 3 certames e pretende participar de outros que ocorrerão durante este ano, mas para que isso aconteça precisamos do auxílio de voluntários.

Todo voluntário é bem vindo e para participar basta preencher os requisitos abaixo:

• Ter algum conhecimento nas áreas de: educação, saúde, turismo, obras, cultura, esporte, meio ambiente;
• Ter algum tempo disponível em horário comercial, para estar presente nos certames das licitações, que ocorrem sem uma periodicidade e para o acompanhamento do cumprimento dos contratos dos fornecedores;
• Não trabalhar ou ter qualquer ligação com a prefeitura, nem ser filiado a partidos políticos.

Os interessados receberão orientações sobre os processos licitatórios, lei 8666/93 e sobre o funcionamento do observatório.

Contato: 12 3896 1609 ou observatorio.social.ilhabela@gmail.com

• ABVC – Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro

A ABVC – Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro é uma entidade que difunde e promove a Vela Oceânica entre cruzeiristas, experientes ou não, pelo Brasil.
Conta com vice-presidências regionais e para este biênio, o velejador Hilpert Zamith, “Comandante Hill”, da VeleirosEventos, que realiza cursos, clínicas especializadas e o projeto social Skipper do Futuro (O Farol da Ilha nº02), repre-sentará Ilhabela. Segundo o comandante Hill, ele não medirá esforços para fazer o que mais aprecia, trazer pessoas para o mundo da vela e difundir ao máximo o conhecimento náutico, buscando maior integração entre velejadores e caiçaras.

Veja alguns dos objetivos da ABVC:

– Promover, orientar e defender os interesses dos velejadores de cruzeiro;
– Promover cursos para o aprimoramento técnico de seus membros;
– Estabelecer convênios;
– Promover regatas, cruzeiros e passeios em flotilha;
– Incentivar o desenvolvimento da vela pela prática segura do iatismo infanto-juvenil;
– Divulgar e orientar seus membros sobre as leis, normas e regulamentos;
– Pesquisar e divulgar aos membros novidades em instrumentos, equipamentos e materiais de construção voltados à veleiros;
– Promover eventos sobre vela de cruzeiro;
– Fomentar contatos internacionais; e
– Buscar recursos materiais e financeiros para custeio de seus objetivos.

Os objetivos serão aplicados com intensidade em Ilhabela, para ampliar a rede de convênios e apoiadores, através de colaboração com a rede comercial e autoridades de Ilhabela, acostumados a pensar unicamente em velejadores de regatas.
A ABVC conta hoje apenas com a participação dos associados, que colaboram e participam dos inúmeros eventos que ocorrem durante o ano, como cruzeiros, palestras, oficinas, encontros regionais e o anual Encontro Nacional, além de acessar o forum dos velejadores diariamente.
Em nome da ABVC, o comandante Hill conclama amigos, velejadores, ex-velejadores e interessados na arte da vela, a se associarem à ABVC, onde contarão com inúmeras participações de experientes velejadores.

Mais informações para inscrições no site: http://www.abvc.com.br

• De Madeira Brinquedos

A Oficina De Madeira Brinquedos, projeto do Instituto Veritas Ilhabela, iniciou seus trabalhos em 2005.
É uma marcenaria de pequeno porte, onde jovens elaboram brinquedos educativos, feitos com madeira de reutilização, coordenados por uma equipe de adultos.
Os brinquedos são comercializados ou repassados à instituições educacionais e as vendas visam a sustentabilidade do projeto.
Hoje, em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Ilhabela, a oficina abriga 30 jovens do Programa Ação Jovem, do Governo do Estado de São Paulo, divididos em 2 grupos, de manhã e de tarde, às 3ªs e 5ªs feiras.
Desde 2007, a De Madeira Brinquedos exerce suas atividades na Loja Maçônica Esperança de Ilhabela, com apoio do Colégio São João, da Marcenaria Lima, da Valpanema – madeira ecológica e do comércio local.
Voluntários são benvindos e poderão visitar a oficina para um contato inicial.

Onde encontrar: Loja de Artigos Infantis Tererê-Mix, Perequê e no Espaço de Trabalho.
Contato: 12 3896 3882

• Grupo VIC

Com 11 anos de existência, o Grupo VIC, em Ilhabela, atende a crianças de 2 a 5 anos e possibilita que as mães possam trabalhar sem se preocupar, pois a maioria das mães atendidas hoje é arrimo de família. Para isso foi construído, com a ajuda do Dr. Renato Maldonado, a casa que hoje abriga a Creche. O grupo oferece atendimento pedagógico adequado à idade das crianças, atendimento médico, três refeições diárias e banho. A creche fica na Rua Jacob Eduardo Toedtti, 272, bairro de Itaquanduba.

Contato Grupo VIC: 12 3896 3024

• 28º Grupo Escoteiro do Mar Maembipe

O 28º Grupo Escoteiro do Mar Maembipe existe há dois anos em Ilhabela e conta hoje com a participação de aproximadamente cinquenta membros juvenis. O escotismo é um movimento educacional de jovens, voluntário, sem vinculo político partidário, conta com a colaboração de adultos e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e credos, de acordo com seu propósito, seus princípios e o Método Escoteiro, concebidos pelo seu fundador Baden Powel e adotados pela União dos Escoteiros do Brasil. Neste ano, o movimento escoteiro no Brasil completa cem anos.
Seu propósito é contribuir para que jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

Os princípios do escotismo são:

a) dever para com Deus: adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais;
b) dever para com o próximo: Lealdade ao nosso país, em harmonia com a promoção da paz, compreensão local, nacional e internacional, exercitadas pela fraternidade escoteira. Participação no desenvolvimento da sociedade com respeito à dignidade do ser humano e ao equilíbrio do meio ambiente;
c) dever para consigo mesmo: responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.
O 28º Grupo Escoteiro do Mar Maembipe é dirigido pela Professora Farah Amorim e o Policial Militar Rogério Domingues, suas atividades ocorrem aos sábados das 14h00 às 16h30 no Perequê, ao lado do hotel Ilhaflat e para participar basta ter de 07 a 21 anos.
A partir de 21 anos, as pessoas podem ser escotistas (chefes ou parceiros). Simpatizantes que possam prestar qualquer tipo de auxílio, doações de bens ou serviços, são sempre bem vindos.

contatos: 12 9737 7478 e 12 9738 1247 / mdominguesrogerio@hotmail.com e farahamorim@hotmail.com / www.escoteiros.org.br