• Skipper do Futuro

O Skipper do Futuro, da VeleirosEventos, é um curso gratuito de Vela Oceânica, com aulas teóricas e práticas, onde os alunos aprendem sobre o mar, ventos, navegação, cartas náuticas, etc.
Tem os objetivos de divulgar conhecimentos náuticos e formar e inserir no mercado de trabalho náutico, pessoas de ambos os sexos e todas as idades, com conhecimento e qualificação profissional.
Idealizado e realizado anualmente pelo Capitão Hilpert Zamith e pela Professora Tatiana Zamith, o projeto não tem fins lucrativos, visa apenas de ajudar os marinheiros e pessoas que gostariam de conhecer e trabalhar na área náutica, mas nunca tiveram oportunidade de vivenciar a vela oceânica. Para mais informações, entre em contato com VeleirosEventos.

Contato : 12 9766 4211 / veleiroseventos@uol.com.br/ www.skipperdofuturo.com

• Associação Barreiros

A Associação Barreiros é um espaço de desenvolvimento social independente e não-governamental, sem fins econômicos que atua na formação e capacitação de crianças e jovens de Ilhabela para prepará-los para o exercício da cidadania.
Acredita que sem geração de oportunidades, a sociedade nunca alcançará seu pleno desenvolvimento, mantendo um modelo social de exclusão que impossibilita seu próprio crescimento.
Hoje, 74 alunos oriundos da Escola Estadual Gabriel Ribeiro dos Santos, com quem a Associação Barreiros mantém parceria, cursam inglês e computação, nos períodos da manhã e tarde, recebem vale transporte e material didático, além de desfrutarem de toda infra-estrutura usada no auxilio do processo de ensino-aprendizagem. Para o próximo ano a idéia é ampliar as parcerias para atender novos públicos e ampliar as atividades para outras áreas.
Na primeira quinzena de julho, o projeto “Férias de Julho”, proporcionou a 19 crianças e adolescentes da Ilha de Búzios, quatro dias na sede da Associação Barreiros e viagem à São Paulo para visitar o Zoológico e um Shopping Center. Na quinzena seguinte dezesseis crianças da Praia da Serraria e Jabaquara tiveram a mesma oportunidade.
Além destas atividades, utiliza seu espaço físico em parcerias com instituições como, Polícia Ambiental, Escola Estadual Gabriel Ribeiro dos Santos e Fundespa (Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas), com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de Ilhabela.

Contato: 12 3896 5584 / contato@associacaobarreiros.com.br / www.associacaobarreiros.com.br

• Instituto Rukha

Fundado em 2004, o Instituto Rukha busca construir caminhos que levem pessoas ao crescimento pessoal e autonomia socioeconômica. Trabalha com uma abordagem humanística e caráter científico, com foco especial na criança e considera o contexto familiar, a comunidade local e a sociedade em geral, pois todos formam uma grande rede de relacionamentos.
A convite do prefeito Antonio Colucci e com o apoio de diversas secretarias, o Rukha fez um diagnóstico para implantar um projeto partindo da realidade e das necessidades da frente da Ilha e das comunidades tradicionais, sem perder a visão do desenvolvimento integral.
O projeto Virada na Ilha busca o desenvolvimento familiar, por meio do atendimento direto às famílias em visitas domiciliares semanais, reuniões familiares, grupos temáticos por segmentos (jovens, mães e pais), encaminhamento e acompanhamentos para serviços especializados, atendimento psicológico e direcionamento para o resgate dos projetos de vida, como mola propulsora para a transformação. Procura também atuar em parceria com instituições já estabelecidas em Ilhabela (representantes do Poder Público e instituições do 3º Setor), articulando uma rede de sustentação para o desenvolvimento das crianças, adolescentes e famílias e que busque soluções para problemas emergentes.
Há alguns meses foi implantado projeto-piloto na comunidade tradicional do Bonete. 50 famílias cadastradas participam ativamente em visitas domiciliares realizadas pelos educadores sociais e em reuniões mensais. Participam também de atividades sediadas na ONG, como grupos de bordadeiras, grupo de homens partindo do time de futebol e palestra com jovens sobre drogas. Estas iniciativas contam com forte apoio da ASSOBI – Associação de Moradores do Bonete de Ilhabela, das Secretaria Municipais de Educação e Saúde e do Fundo Social de Ilhabela e promovem discussão, interação e aprendizado, gerando sinais claros de desenvolvimento individual e do convívio nesta comunidade.
Na Frente da Ilha pretende atuar nas regiões que apresentam maior vulnerabilidade social: Água Branca, Barra Velha e Itaquanduba, envolvendo cerca de 80 famílias.
Neste momento, o Rukha está em busca de recursos para a implantação do projeto. Saiba mais e veja como participar deste movimento de transformação familiar e comunitário, levando melhorias efetivas para sua cidade.

Contato: fbeatriz@rukha.org / www.rukha.org

• Prazer em ler – programa de incentivo à leitura

Iniciativa do Instituto Mão Dupla em parceria com a Associação Elementos da Natureza, Secretaria e Conselho Municipal do Meio Ambiente de Ilhabela. As atividades acontecem no espaço educativo do Centro de Convivência São Vicente de Paulo/PROFIC, bairro Itaguaçu, Ilhabela/SP.
O objetivo do projeto, além de despertar o gosto, o prazer da leitura e a criação literária é descobrir caminhos e métodos de educar através da leitura, focado nos valores humanos para a cultura de paz e sensibilização ecológica.

O projeto beneficia diretamente 120 alunos entre 8 aos 13 anos de idade e é coordenado pelo educador Hélio Santana.
Contato: maodupla.musica@gmail.com / www.institutomaodupla.com.br

• Associação de Músicos de Ilhabela

Os professores de Educação Artística da rede municipal de ensino estão participando das aulas de capacitação em música com profissionais da Associação de Músicos de Ilhabela – AMI e já estão multiplicando o ensino musical aos alunos do 1º ao 9º ano em todas as escolas municipais. Cerca de 5.500 alunos são beneficiados pelo projeto. Em 2010, as aulas começaram alegres, pois começaram com música!
O objetivo do projeto é promover a escola pública como espaço de educação integral dos estudantes, visando o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade por meio do contato com a linguagem artístico-musical.
Para isso, os musicistas Tarcísio Edson César (Presidente da AMI e Coordenador do projeto) e João Santana (Professor capacitador) estão desenvolvendo uma metodologia diferenciada de trabalho com a elaboração de um método específico de ensino musical para professores e alunos, de acordo com as orientações do MEC.

Mais informações ligue 12 3895 7128 ou envie um email para: tarcisio_ami@itelefonica.com.br

Ilhabela.org

A ilhabela.org foi criada há quase 10 anos para ajudar a preservar Ilhabela. O primeiro trabalho foi a recuperação de algumas trilhas de ecoturismo dentro do Parque Estadual. Hoje mantém o Espaço Viva Floresta, viveiro de mudas florestais da Mata Atlântica em uma bela chácara na Água Branca, onde recebem crianças e adolescentes para atividades divertidas e instrutivas sobre a preservação de nossa floresta, nossa Ilha e nosso planeta.
Com apoio da Natura, entre 2002 e 2005, recuperou e fez a manutenção das trilhas do Pico do Baepi e da Cachoeira dos Três Tombos, refazendo degraus, corrimãos e colocando placas de sinalização. Em parceria com o Parque e com a Associação Sementes do Futuro, treinou e remunerou jovens da comunidade local para receberem e orientarem os turistas na entrada dessas trilhas e também na Trilha da Água Branca e na Cachoeira do Gato.
Depois, junto com outras entidades de Ilhabela, mobilizou moradores nas discussões sobre o Plano Diretor de Ilhabela, o campo de gás de Mexilhão, da Petrobrás e o Porto de São Sebastião, entre outros temas importantes.
Mas foi com o Espaço Viva Floresta que o trabalho da Ilhabela.org deu os melhores frutos até agora. Já foram produzidos 7 mil mudas e são quase 20 mil saindo das sementeiras em breve. De março até agora, o centro de educação ambiental já atraiu 40 alunos regulares e cerca de 300 visitantes, entre estudantes de escolas públicas e privadas, pais e professores. Você está convidado para conhecer este belo espaço e ajudar a espalhar as mudinhas pela Ilha!

Contatos: 3896-3235 e 12 8141-6213 / giselatesta@gmail.com / www.vivafloresta.org

• UMES – União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Ilhabela

Entidade criada em 2008, pela União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) e por estudantes da rede pública de ensino de Ilhabela, com o objetivo de lutar pelos direitos dos estudantes secundaristas (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do 1º ao 3º ano do ensino médio, cursos técnicos e cursos que são reconhecidos pelo MEC) do arquipélago.
Uma das bandeiras da UMES é a criação de grêmios estudantis nas escolas de Ilhabela e em 2009 foi implantada a campanha “Grêmio nas Escolas Já!”, com o objetivo de criar grêmios em escolas onde eles não existiam. Com isso a UMES busca trabalhar a cidadania dentro da escola para contribuir na formação de cidadãos mais conscientes. Sabedores de que todo processo necessita de uma transformação e para isso de um primeiro passo, a UMES pretende plantar hoje pra colher no futuro.

Para mais informações,envie email para: umesilhabela@hotmail.com ou ligue: 12 9219 4858