• Projeto Pequeno Tobias

Eles nos dão uma lição todos os dias e nos fazem pensar sobre nossos valores cívicos, práticas cidadãs, atitudes em relação aos outros e responsabilidades que assumimos.
São pequenos e decididos, cumpridores de seus deveres, orgulham-se do que fazem e da farda que vestem, são gentis e educados e como toda criança, são levados e cheios de energia sadia que precisam descarregar.
São crianças alegres, risonhas, “traquinas” e muito especiais, pois quando estão “em serviço” ensinam que seriedade faz parte da vida, que existe hora para brincar e para “prestar serviços” para a comunidade em que se vive e que se quer melhorar. Ilhabela é nosso lar, é onde vivemos e estes meninos e meninas mostram na prática um verdadeiro exercício de cidadania, cumprindo seus deveres cívicos e sociais.
Capitaneados pelo soldado Egberto, da Polícia Militar, cinqüenta meninos e meninas de Ilhabela, inseridos no Projeto Pequeno Tobias, desenvolvem todos os dias em períodos alternativos ao horário escolar, atividades que contribuem para que se tornem cidadãos conscientes, produtivos, respeitosos e respeitados, sensíveis, educados, de bem com a vida e com o mundo que os cerca, transformando histórias de vida, muitas vezes bastante difíceis, em sonhos a serem realizados.
São pequenos cidadãos que participam de campanhas educativas na cidade, brilham nas festas cívicas com o seu marchar cadenciado, empunham a bandeira de Ilhabela com orgulho, cantam e regem o Hino Nacional com maestria e estão sempre impecáveis!
“Soldado Egberto, temos certeza de que esses meninos e meninas conduzidos pela suas mãos serão verdadeiros cidadãos, afastados de más influências e com boas atitudes.”
O Projeto Pequeno Tobias tem uma lista de espera com mais 50 crianças, o custo para cada nova criança é de R$ 100,00/mês. Adote um guarda mirim de Ilhabela e dê oportunidade de futuro a um cidadão como você.

A sua doação faz a diferença. Deposite sua contribuição no Bradesco, ag. 1013 /Ilhabela, c/c: 15205-6,
Instituto Ilhabela Sustentável, CNPJ 08.943.858/0001-00.

• Sementes do Futuro

ONG criada em 2002 com o lema, “Juntos somos fortes” já realizou as seguintes ações em Ilhabela:

•8º ano do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, nas praias de Ilhabela e na comunidade tradicional da Ilha de Vitória;
•4ª edição do SOS Mangue;
•Dia mundial da água;
•Participação em eventos de esporte com responsabilidade ambiental;
•Diversos documentários com ênfase sócio-ambiental;

Hoje, atua no projeto de educação ambiental “Toca do Guaiamu”, em parceria com a Escola Eurípedes da Silva Ferreira e com financiamento da Petrobrás. Nas margens do córrego da Água Branca, busca conscientizar e transformar as atitudes da comunidade em relação ao manguezal, envolver estudantes, comunidade e comércio da região, através de palestras, concursos, levantamentos, estudos, elaboração da “Cartilha do Mangue” e calendário.
Além de atuar na sensibilização e mobilização sócio-ambiental, participa do Conselho do Parque Estadual de Ilhabela e do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Para participar, contate: sementesdofuturo@hotmail.comou visite-nos na Loja Maçônica Esperança de Ilhabela, na Av. Princesa Isabel, 1370, no Perequê.

NOTA: no 1º semestre de 2011 a entidadesuspendeu suas atividades por tempo indeterminado para reestruturação organizacional

•Conseg

Em Ilhabela, o CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança – auxilia para que a cidade seja um destino turístico seguro; zela pela preservação ambiental; e apóia ações na melhoria da qualidade de vida. Com a integração entre as policias, prefeitura, poder judiciário, câmara de vereadores e comunidade, através das associações de moradores e entidades da sociedade civil organizada foi criado o Plano de Segurança da Cidade, que prevê as necessidades e as ações que devem ser tomadas pelas autoridades e os resultados esperados, com metas claras a serem cumpridas.

OBJETIVOS:
– Planejar a ação comunitária de segurança e avaliar resultados;
– Integrar a população e a polícia
para obter melhorias na segurança;
– Acompanhar a ação da polícia;
– Levar à Secretaria de Segurança reivindicações e queixas da sociedade;
– Desenvolver campanhas educativas, sobre condições e formas de segurança;
– Trabalhar com a população, polícia e
governo, para combater as causas da criminalidade e violência.

ILHABELA PRECISA DE VOCÊ! PARTICIPE!
Para tornar-se membro basta preencher a ficha de adesão que está à disposição nas reuniões (divulgadas pela imprensa local). A ficha é submetida à aprovação da diretoria e dos membros natos – representantes das polícias civil e militar, depois é emitido o cartão de identificação do membro efetivo, que possibilita o uso prioritário da tribuna em reuniões.

• Elementos da Natureza

Associação que atua nas áreas socioambiental e cultural, valoriza o ser humano, o respeito, o amor e a conservação do ambiente natural, em busca do equilíbrio entre o homem e a natureza, tem projetos nas áreas de educação, meio ambiente, cultura tradicional e organização comunitária.
Nas comunidades da Ilha da Vitória e Baía dos Castelhanos, atua com o Projeto Bela Ilha, no saneamento básico, saúde & meio ambiente, higiene pessoal e doméstica.
Na praia Mansa e Castelhanos desenvolve ações do projeto Morada de Barro, realiza oficinas, apresenta, conhece e aperfeiçoa técnicas construtivas tradicionais, fortalecendo e valorizando a cultura local, apoiado por recursos da Taxa de Preservação Ambiental (TPA).
No Ponto de Cultura Azimuth (colônia de pescadores na Vila) ensina a registrar e documentar, em teoria e prática de filmagem digital, características sociais, ambientais e culturais de Ilhabela, através de oficinas e workshops do projeto Observatório do Arquipélago.

PARTICIPE! Rua 2 Coqueiros, 225 – sala 06 – Perequê, tel.: 12 3896 6385 (horário comercial) ou www.elementosdanatureza.blogspot.com.

 

• Azimuth Ponto de Cultura e Sustentabilidade

Inaugurado em março de 2010, o projeto Azimuth Ponto de Cultura e Sustentabilidade foi selecionado no edital de 2009 do Programa Cultura Viva, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.
O proponente, a Associação Elementos da Natureza, é uma organização não-governamental que atua desde 2007 em ações de educação ambiental junto às comunidades tradicionais do arquipélago e em projetos socioambientais.
As atividades do Ponto de Cultura serão realizadas em vários locais públicos do município, com sede nas instalações da Colônia dos Pescadores Z-6.
O Programa tem duração de três anos e espera, ao final, conseguir a estrutura necessária para consolidar-se como um Ponto de Cultura permanente no município.

• criar um espaço aberto ao diálogo e reflexão sobre temas de interesse global aliados a um núcleo de aprendizagem, fundamentado na arte, cultura, economia e meio ambiente;
• fomentar o processo da Agenda 21 da cultura, estimulando o diálogo entre identidade local e a diversidade cultural, integrando diferentes formas de representação artística e visões de mundo, através de práticas de educação para sociedades sustentáveis;
• Possibilitar aos participantes que intervenham na realidade local de forma positiva, responsável e empreendedora, orientando ações de cidadania para o desenvolvimento de nossa cultura, a preservação do meio ambiente e a valorização da vida.

principais atividades:

• Curso de Produção de documentários: Observatório do Arquipélago;
• Oficinas, Palestras e Debates;
• Formação do acervo cultural digital do Município;
• Formação da Orquestra Percussiva de Ilhabela – Arquipélago Musical;
• Aprimoramento do trabalho artesanal nas Comunidades Tradicionais e Formação da Cooperativa: Mãos Caiçaras.

atividades extras:

• Informações socioambientais permanentes;
• Cursos Profissionalizantes de Navegação e Radio Comunicações;
• Sessões de Cinema com apresentação de curtas e documentários;
• Apresentações Artísticas.

Contatos: Rua Dr. Carvalho 150 (Colônia dos Pescadores) Vila – Ilhabela /SP – Tels: 12 3896-2762 / 12 3896 6385 / 12 9792 1381 / 12 9768 4321