Relatório de Qualidade das Águas

Confira o relatório mensal do projeto Observando os Rios de Ilhabela, com dados sobre o monitoramento da qualidade dos córregos e veja como foram as palestras sobre água para os alunos da rede pública.

Realizado pelo IIS, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e com o patrocínio do Banco Itaú, o projeto Observando os Rios de Ilhabela monitora a qualidade da água dos córregos do município.

A iniciativa integra o Programa de Educação para a Cidadania “Minha Ilha, Nossa Ilha – aqui é o meu lugar”, e tem o objetivo de consolidar uma base de dados e indicadores de qualidade das águas, além de alertar a população para a importância da preservação dos recursos hídricos.
Em 2015 o número de córregos monitorados dobrou e desde janeiro 10 rios de Ilhabela são contemplados pelo projeto, que conta com a participação de alunos do ensino médio e fundamental de escolas públicas e privadas. Eles participam da coleta e de todo o processo de análise da água, enquanto aprendem mais sobre a importância deste precioso e ameaçado recurso natural.

Para apresentar os resultados deste trabalho, a equipe do Instituto Ilhabela Sustentável faz relatórios mensais com os dados das análises, que proporcionam a possibilidade de comparar a qualidade das águas em diferentes épocas do ano e traçar um histórico das condições de nossos corpos d’água.

Para ver o relatório do mês de setembro, clique aqui!

ORI_Palestra_Maria_Gemma_3

Educação ambiental – o projeto Observando os Rios de Ilhabela também promove uma série de ações de educação ambiental, a maior parte delas em parceria com as redes pública e privada de ensino. Em outubro, a equipe do IIS ministrou uma palestra sobre a Importância da Água para 220 alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Maria Gemma, apresentando a realidade dos recursos hídricos e do saneamento no município.

Entre os temas abordados, estão dados sobre o consumo de água pelos seres humanos, a importância das florestas e da mata ciliar, um panorama da capacidade hídrica de Ilhabela, da situação dos córregos e da balneabilidade das praias e os impactos da poluição das águas em nossa saúde e bem-estar.

Post a comment