Seminário “Objeto de Estudo: Litoral Norte”

Seminário para apresentação de experiências acadêmicas cujo território de estudo seja o Litoral Norte de São Paulo.

O Litoral Norte de São Paulo, por suas características ambientais, sociais, potencialidades econômicas e culturais tem sido objeto de inúmeros estudos acadêmicos de diferentes instituições. E o Seminário Objeto de Estudo: Litoral Norte, organizado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas e Universidade de Taubaté, tem por objetivo principal disseminar o conhecimento produzido por esses estudos, e aprimorar o diálogo entre academia a sociedade e os gestores. Entender a motivação dos pesquisadores e das diferentes universidades são aspectos a serem explorados, mas sobretudo busca-se avaliar em que medida os estudos produzidos contribuem para a melhor compreensão ou solução dos problemas regionais, além da identificação de quais pesquisas são necessárias e relevantes para aprimorar a gestão do Litoral Norte.

O público alvo esperado são funcionários do poder público municipal, estadual e federal, representantes de ONGs, estudantes de universidades e de cursos técnicos, pessoas que colaboraram nos estudos e pesquisas e demais interessados.

As inscrições gratuitas através do link: https://goo.gl/tyv14z

PROGRAMAÇÃO

28 DE SETEMBRO – 5ª Feira    Mediação de Márcia Itani – FAU/USP

09:00   Abertura: Prefeito Délcio Sato, Presidente do CBH-LN

09:30   Pedro Roberto Jacobi: Palavra do professor

10:00 Rosa Maria Mancini: Política Ambiental Local: a Influência do Programa Município VerdeAzul USP/IEE/PROCAM – dissertação de mestrado sob orientação de Pedro Roberto Jacobi.

10:45  Iara Bueno Giacomini: Reflexões sobre o Planejamento Integrado dos Recursos em Hídricos – TCC de Especialização em gerenciamento de recursos hídricos – ANA/IFCE, sob orientação de Francisco Gomes.

11:30  Estela Macedo Alves: Políticas Públicas de esgotamento sanitário em Ubatuba – doutoranda do USP/IEE/PROCAM, sob orientação de Ana Paula Fracalanza.

12:15    Minuto Pesquisa – Um giro pelos projetos desenvolvidos no Litoral Norte.

12:30    ALMOÇO

14:00  Natalia Dias: Coalizões políticas do conflito por acesso a água no sul de Ilhabela – doutoranda USP/IEE/PROCAM, sob orientação de Paulo Sinigalli.

14:45    Roberto Francini: Mesa de Diálogo no Litoral Norte de São Paulo: a Questão Socioambiental em Disputa Universidade Cruzeiro do Sul – dissertação de mestrado, sob orientação da professora Dirce Ueno Koga.

15:00    Mateus Ricardo Nogueira Vilanova: Resultados do Grupo de Recursos Hídricos, Hidrologia e Hidráulica Aplicadas – UNESP São José dos Campos.

15:45   Emerson Oliveira: Percepção e Aprendizado de jovens sobre o nexo água-energia-alimentos: Estudo de caso em Caraguatatuba-SP. Mestrando da UNESP de Guaratinguetá e Docente do IF de Caraguatatuba.

16:30    Grupo Ciência Aberta: Ubatuba Linda GEO.

 

29 DE SETEMBRO – 6ª Feira    Mediação de Eduardo Hipólito do Rego – Instituto Educa Brasil

 09:00     Alexander Turra – Conservação de praias arenosas frente às mudanças climáticas no contexto de múltiplos estressores. (IOUSP) Construção de projeto de pesquisa.

Praias arenosas correspondem a um ambiente altamente sensível às mudanças climáticas, vulnerabilidade que pode ser amplificada pelos impactos locais aos quais elas vêm sendo expostas. A biodiversidade e os serviços ecossistêmicos prestados pelas praias têm um papel fundamental em atividades econômicas e de lazer, além de influenciarem áreas além dos seus limites. Torna-se premente o entendimento das ameaças às quais as praias estão expostas bem como da perda de benefícios à sociedade. Neste sentido, o IOUSP está iniciando uma discussão para elaboração de um projeto de pesquisa com o intuito de discutir o uso sustentável desse importante ambiente considerando o controle dos estressores, a identificação de áreas prioritárias para conservação e a potencialização das atividades socioeconômicas. Considerando os avanços promovidos pelo Projeto Biota/Araçá quanto à construção colaborativa do projeto e de parte de seus resultados, como o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, pretende-se que esse projeto siga caminhos semelhantes. Para tanto, no intuito de exercitar a contextualização e a aproximação da pesquisa e a tomada de decisão, aspira-se nesta oficina apresentar a proposta inicial desse projeto e promover o diálogo com os atores locais quanto à expectativas e preocupações relacionadas à essa temática.  Como resultado, espera-se que o projeto de pesquisa a ser submetido à FAPESP seja fruto dessa co-construção e tenha forte aderência às demandas de gestão do Litoral Norte quanto ao ambiente em questão.

12:30    ALMOÇO

14:00    Daniel R. Jung – CEETEPS/FATEC de São Sebastião –  Gestão Ambiental e o Porto de São Sebastião.

14:45    Flávio Berchez – Instituto de Bio-Ciências da USP – Projeto Ecossistemas Costeiros.

15:30    Encaminhamentos

Post a comment