Até quando?!

Reunião aberta da sociedade civil contou com a participação de diversas organizações e cidadãos preocupados em debater ações e estratégias para evitar catástrofes sociais e ambientais no Litoral Norte.

Por conta da necessidade urgente de reflexão, articulação e ação, diversas organizações da sociedade civil de Ilhabela se uniram para convocar um encontro presencial e aberto a todos, que aconteceu no último sábado, 25/2, no Espaço Cultural Pés no Chão.

Entre os temas abordados na reunião, Planejamento Urbano, Moradia e Saneamento foram amplamente debatidos no contexto da tragédia que atingiu o Litoral Norte durante o Carnaval, deixando dezenas de mortos e milhares de pessoas desabrigadas.

Como destacou o convite divulgado para o encontro “Uma tragédia anunciada e não um acidente inesperado da natureza mais uma vez acontece aqui no Litoral Norte! 

No caso de Ilhabela, como destinar uma justa parcela do orçamento bilionário dessa cidade para evitá-la? 

Como fortalecer a sociedade civil, o controle e a participação sociais para que vidas estejam em primeiro lugar? 

Como agir em rede, fortalecer conselhos, abrir efeitos tiva interlocução com o poder público?

Estamos neste exato momento no início da revisão do Plano Diretor de Ilhabela. Vamos fortalecer as demandas estruturantes para evitar os desastres já anunciados pelos institutos de pesquisas. 

Vamos juntos buscar caminhos para fortalecer a sociedade civil, identificar pautas e ações prioritárias para o poder público, e estabelecer estratégias para que sejam cumpridas!”

Depois de destacar a importância de agir em rede e envolver a comunidade no debate e na busca por soluções, moradores de diversas regiões relataram a situação em seus bairros após o temporada, manifestaram preocupações sobre questões emergenciais, falaram sobre a importância da revisão do Plano Diretor a apresentaram sugestões e propostas.

Gilda e Carlos Nunes, do Instituto Ilhabela Sustentável, apresentaram um breve panorama da situação das políticas territoriais de Ilhabela: apesar da existência de alguns Planos, eles não são executados. Foram identificadas as seguintes “geo-legislações” Planos em Ilhabela:

– ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico), Gerenciamento Costeiro 

– Plano Diretor, que deve passar por revisão

– PM PEIb 

– PMMA (Plano Municipal da Mata Atlântica)

– PGI Orla (Plano de Gerenciamento Integrado), ainda não realizado

Carlos citou também o PLHIS (Plano local de Habitação de Interesse Social), já elaborado e aprovado, mas não executado.

Por fim, foi mostrado um mapa com diversas informações relevantes,  como os zoneamentos de cada bairro, áreas de risco, entre outras informações.

As organizações proponentes e participantes do encontro são Associação Elementos da Natureza, Fórum Popular de Cultura de Ilhabela, Instituto Ilhabela Sustentável, Associação de Moradores do Reino, Coletivo Educação, Coletivo SOS Mangue/Perequê Ilhabela, AmabSul, Associação Amor Castelhanos, Associação dos Moradores dos Bairros do Viana, Siriúba, Arrozal e Sino (Amo), Viva – Instituto Verde Azul, Associação Castelhanos Vive, Instituto Bonete, entre outros.

Post a comment