IIS coordena avaliação do Indicador Cidade Transparente em Caraguatatuba e Ubatuba
O Instituto Ilhabela Sustentável apresentará, até o final de julho, os resultados da avaliação de transparência da gestão pública municipal dos municípios de Caraguatatuba e Ubatuba. No ano passado, a metodologia já foi aplicada em Ilhabela pelo IIS e em São Sebastião pela OSCIP Agenda Pública. Com isso, serão consolidados os dados de transparência municipal de todo o Litoral Norte, gerando dados que devem contribuir para o aprimoramento da administração das cidades da região.
A iniciativa integra o Programa Cidade Transparente, elaborado pelo Instituto Ethos e pela Amarribo Brasil, em parceria com outras instituições da sociedade civil, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais íntegro e ético na administração pública das cidades brasileiras, fornecendo uma avaliação objetiva da transparência municipal e fortalecendo os laços de confiança entre governo e a sociedade.
Na última edição do Evento Anual do Instituto Ilhabela Sustentável, Georges Henry Grego, presidente do Conselho Deliberativo da entidade, fez a apresentação dos resultados da avaliação da transparência da Prefeitura de Ilhabela, mostrando os principais dados por eixos e destacando alguns pontos importantes como a falta dos Conselhos Municipais, um dos itens com avaliação negativa.
Ao terminar a exibição dos resultados, ele concluiu que Ilhabela está na média brasileira (nota 47,1 – de 100 pontos possíveis) e afirmou “Não podemos nos contentar com a média. Temos que estar acima dela e nos tornar um modelo brasileiro para outras cidades”. Ele também lembrou que o objetivo da avaliação não é fazer críticas, mas promover o aumento destas notas e melhorar a transparência do poder público, dando à sociedade civil um importante instrumento, para que dele se apodere e faça sua parte!