Gestão das Unidades de Conservação em risco

Rede Litoral Norte Sustentável e mais 29 instituições assinam Manifesto pela não extinção da Fundação Florestal

O governo do Estado de São Paulo planeja extinguir a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal! A notícia que surpreendeu ambientalistas, comunidade científica, sociedade civil e organizações de diversas frentes de defesa do meio ambiente, foi anunciada por Mauro Ricardo, secretário estadual de Projetos, Orçamento e Gestão, em entrevista à rádio Bandeirantes, no último dia 7 de agosto.

No Litoral Norte, a informação foi recebida com surpresa e preocupação, e levou à articulação de 30 instituições, signatárias de um manifesto encaminhado ao Governador João Dória, ao Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido e à Comissão de Meio Ambiente da ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O documento chama a atenção para o atual exemplo do Governo Federal que promove, por meio de suas recentes políticas, um processo de desmonte dos órgãos ambientais, com imenso prejuízo ao patrimônio ambiental brasileiro.

Manifesta ainda enorme preocupação com a forma como será feita a importante gestão de todas as Unidades de Conservação do Estado, que de acordo com o documento, constituem não apenas a garantia da conservação de nossos recursos naturais, mas também a possibilidade de, se melhor aproveitadas todas as suas potencialidades, sobretudo turísticas, gerar mais recursos e contribuir para o equilíbrio financeiro das contas estaduais e para maior justiça social.

Para ler o Manifesto completo, acesse: https://bit.ly/ManifestoFF

 

Nota: Após sofrer duras críticas e forte pressão da comunidade científica e de diversos segmentos da sociedade civil, o governador João Doria voltou atrás e tirou a Fundação Floresta da lista de autarquias e fundações estaduais que devem ser extintas.

Veja mais em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/12/governo-de-sp-envia-a-alesp-projeto-para-extinguir-10-empresas-autarquias-e-fundacoes-estaduais.ghtml

Post a comment