Instituto Conservação Costeira e Instituto Ilhabela Sustentável ocuparão, como titular e suplente, uma das seis cadeiras destinadas às entidades ambientalistas.
O CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente, é o máximo órgão consultivo e normativo de questões ambientais estaduais, integrante do Sistema Ambiental Paulista. Trata-se de um fórum democrático, onde encontram-se representados a sociedade civil, o setor produtivo, sindicatos, universidades, ambientalistas e o governo, que discutem os problemas ambientais, propondo medidas que aprimoram a gestão das demandas ambientais do estado de São Paulo.
Em 10 de março, foi realizada em reunião virtual a eleição dos seis representantes de entidades ambientalistas e seus suplentes. O Litoral Norte conquistou uma das cadeiras, elegendo como titular Maria Fernanda Carbonelli Muniz, do Instituto de Conservação Costeira, e como suplente Gilda Helena Leoncio Nunes, do Instituto Ilhabela Sustentável.
Com reconhecida atuação em questões ambientais e socioambientais na região, a dupla foi escolhida após articulação com a Rede Litoral Norte Sustentável e agora a região conta com mais esse importante canal de encaminhamentos das demandas ambientais.
Composto por 18 representantes do governo, 12 da sociedade civil e seis entidades ambientalistas, o CONSEMA tem entre suas responsabilidades a preservação, conservação, recuperação e defesa do meio ambiente, o estabelecimento de normas e padrões ambientais e a condução de audiências públicas, além da avaliação de estudos de impacto das atividades.