A união entre o conhecimento acadêmico e o ativismo prático fortaleceu a Semana do Meio Ambiente da ETEC de São Sebastião. Em uma iniciativa estratégica, o Instituto Ilhabela Sustentável (IIS) e o Coletivo SOS Mangue Ilhabela levaram palestras de sensibilização diretamente aos futuros profissionais da área.
A ponte entre as instituições foi viabilizada por Carlos Nunes, conselheiro do IIS e professor na Fatec São Sebastião, que abriu as portas do espaço de ensino para esse diálogo fundamental.
Conhecimento que Transforma: Os Destaques das Palestras
A Riqueza do Nosso Manguezal: A educadora Eloisa Dell’Ore, representante do Coletivo SOS Mangue Ilhabela e conselheira do IIS, encantou os alunos ao apresentar a rica biodiversidade e os segredos do Estuário da Barra Velha — o maior ecossistema de manguezal de Ilhabela.
O Desafio do Saneamento: Gilda Nunes, gestora ambiental especialista em saneamento e diretora executiva do IIS, trouxe dados cruciais sobre os indicadores e os desafios do saneamento básico no Litoral Norte de SP.
O público-alvo não poderia ser mais estratégico: estudantes do curso Técnico de Meio Ambiente na modalidade AMS (Articulação da Formação Profissional Média e Superior), que já integra o ensino médio, técnico e superior em parceria com a Fatec Gestão Ambiental.
Educação Ambiental na Prática
Mais do que expor teorias em sala de aula, a participação na ETEC funcionou como um convite à ação. O IIS aproveitou o encontro para debater os desafios urgentes da nossa região costeira, como a poluição por resíduos sólidos e a conservação de ecossistemas compartilhados e convocou alunos e professores para participarem ativamente de audiências públicas, mutirões de coleta de resíduos e visitas técnicas monitoradas diretamente no manguezal.
Uma Parceria de Longo Prazo
Vale destacar que o Instituto Ilhabela Sustentável é um parceiro institucional histórico do Centro Paula Souza, acumulando diversos projetos conjuntos de sucesso que ajudam a transformar a realidade do nosso litoral.
