O Instituto Ilhabela Sustentável deu início este mês às oficinas de arte e educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria da Cultura. Serão ministradas ao todo 20 oficinas “Lixo em Foco” com os alunos dos 8° ano e 16 oficinas de “Papel Machê e Reciclagem” com os alunos dos 5° ano do Ensino Fundamental da rede pública.
As oficinas de Papel Machê e Reciclagem têm como objetivo disseminar a técnica de reutilizar materiais descartáveis e sucatas, como garrafas PET, potinhos de iogurte, papelões e jornais, para preencher esculturas de papel machê. Além da mensagem de educação ambiental sobre a importância de reduzir, reusar e reciclar o nosso lixo, as crianças estão produzindo bonecos com personagens da Congada, a mais tradicional festa caiçara de Ilhabela. Estes bonecos serão expostos na Vila, na semana do Caiçara no mês de maio, e depois farão parte de uma exposição itinerante que percorrerá todas as escolas.
Em maio, acontecerão as oficinas Lixo em Foco, que além da sensibilização dos participantes à linguagem fotográfica, tem como objetivo estimular a reflexão e proporcionar um novo olhar para as questões relacionadas com a gestão do nosso lixo. As fotografias produzidas pelos alunos serão parte também de uma exposição.