Nos dias 22 e 23 de abril, o jornalista Eduardo Lyra, fundador do Instituto Gerando Falcões, e os MCs Lemaestro, Oz e Tuxa, que integram o grupo de MCs pela Educação, levaram aos alunos das escolas estaduais Maria Gemma e Gabriel Ribeiro dos Santos e da Associação Barreiros a palestra-show Gerando Falcões, um projeto itinerante que já atingiu milhares de jovens de escolas de várias partes do Brasil.
Com o lema “Ostentando Educação”, o grupo usa a música, a poesia, a arte e os esportes para incentivar os jovens a lutar por um futuro melhor, mostrando, ao expor suas trajetórias pessoais, que cada um pode ser aquilo que quiser.
Eduardo, que nasceu e cresceu em uma favela, viu o pai ser preso por tráfico de drogas e teve todos os seus direitos sociais negados, é a maior prova de que é possível virar esse jogo. “Desde pequeno, minha mãe me ensinou que o que importa não é de onde você veio, mas para onde você vai!”, conta o jornalista e empreendedor social, que foi eleito pela revista Forbes uma das 30 personalidades jovens mais influentes do País e que integra o Global Shapers, iniciativa do Fórum Econômico Mundial que seleciona jovens líderes com potencial para mudar o mundo.
Em Ilhabela, os depoimentos emocionantes, as letras inteligentes e os exemplos motivadores levaram inspiração e esperança aos jovens, mostrando que a educação é caminho para uma vida melhor. De forma clara e descontraída, eles falaram abertamente sobre consumo de drogas, gravidez precoce, tráfico, crime e violência, expuseram as graves consequências das escolhas erradas e ressaltaram que cada um tem o direito de escolher o futuro que quer, mas também tem o dever de encarar os resultados de suas decisões.
Além das apresentações nas escolas, uma sessão de cinema no Espaço Cultural Pés no Chão exibiu trechos do filme “Na Quebrada”, longa metragem que tem direção de Fernando Grostein Andrade. A exibição foi seguida por um debate com Eduardo Lyra, um dos roteiristas do filme, que falou sobre as histórias que inspiraram a produção e voltou a emocionar a plateia com seu potencial transformador.
Quer ver como foi? Clique aqui e confira a galeria de fotos!