Prefeitura de Ilhabela promove ações em comemoração ao “Dia do Motorista”

A data é comemorada anualmente em 25 de julho.

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde e o NES (Núcleo de Educação em Saúde), promove desde ontem (24), das 19h às 21h, no auditório do Paço Municipal, ações em comemoração ao “Dia do Motorista”.

A data é anualmente festejada em 25 de julho. “Uma parte muito importante da Administração Pública são os motoristas, que atendem desde pacientes com consultas marcadas em outras cidades até as demandas de todas as secretarias municipais. Os nossos motoristas precisam de uma atenção especial, por isso essas ações são de extrema importância para a sua saúde física e mental”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

O treinamento tem como pauta a “Tensão Física e Mental”, causadas por estímulos externos e é ministrado pela psicóloga Renata Bernis e pelo educador físico, Fernando Silva.

Origem – O Dia do Motorista é comemorado no Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil.

Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”. De acordo com a lenda, São Cristóvão queria servir o rei mais poderoso da Terra e decidiu venerar o Diabo. No entanto, durante uma viagem, conheceu um ermitão que mostrou ser Jesus Cristo o “Rei dos Reis”, a entidade com mais poder no Universo.

Cristóvão abandonou a vida de luxos e maldades para seguir a “Palavra de Cristo”. Trabalhou durante muito tempo transportando pessoas nas costas para que pudessem atravessar um rio. Certa vez, segundo a lenda, Cristóvão colocou um menino nas costas e a cada passo que dava o seu peso ia aumentando. Cristóvão disse: “Parece que estou carregando o mundo nas costas”, então o menino respondeu: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.

Assim, passou a ser conhecido como o protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas.

O Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968, oficializa o dia 25 de julho como o “Dia do Motorista” no Brasil.

Post a comment